Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46181
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFrança, Andréa Cristina Mendes-
dc.date.accessioned2025-06-18T14:11:26Z-
dc.date.available2025-06-18T14:11:26Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.citationFRANÇA, Andréa Cristina Mendes. A titulação no gênero notícia: uma proposta de análise sob a perspectiva da linguística textual. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46181-
dc.description.abstractThis study investigates headline construction in the news genre from the perspective of Text Linguistics, understanding the headline as a key element in meaning-making and in the interaction between text and reader. The research assumes that headlines not only indicate the topic of the text, but also reflect the author’s intentionality, influencing the reader’s interpretation and engagement. Grounded in the concepts of referentiation as discussed by Mondada (2002), Cavalcante (2011), and Koch (2011), and supported by discursive and cognitive analysis of text processing, this study offers an in-depth reflection on titling mechanisms and their implications in both media and educational contexts The methodology adopted a qualitative approach to analyze a corpus of news articles from the newspaper Folha de S. Paulo, related to the fire that occurred at the Kiss Nightclub in January 2013. Discursive strategies were identified that reveal the influence of authorial intentionality in the formulation of headlines, demonstrating that they function as persuasive tools, creating expectations about the text’s content. The findings indicate that news headlines can shape readers’ perceptions throughout the textual progression, actively contributing to meaning construction and the argumentative positioning of the narrative’s agents. Furthermore, this study highlights the importance of addressing headline construction in reading and writing education, enabling students to develop more critical and conscious interpretive skills. Understanding the structure, functions, and effects of headlines in news texts allows for the identification of persuasive and inferential strategies that can significantly influence how information is received. In conclusion, the study argues that headline instruction should be systematically incorporated into the school environment, contributing to the formation of reflective readers who are attentive to the discursive effects of media texts. Future research may explore the didactic application of titling and its influence on the development of written argumentation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjecttextopt_BR
dc.subjecttítulopt_BR
dc.subjectprogressão referencialpt_BR
dc.subjectintencionalidade discursivapt_BR
dc.subjecttextpt_BR
dc.subjectheadlinept_BR
dc.subjectreferentiationpt_BR
dc.subjectreferential progressionpt_BR
dc.subjectdiscursive intentionalitypt_BR
dc.titleA titulação no gênero notícia: uma proposta de análise sob a perspectiva da linguística textualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Laura, Fábio Izaltino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8748062945689947pt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Eloá Tainá Costa da Rosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0142126676739596pt_BR
dc.contributor.referee2Dantas, Suzimara de Oliveira Dantas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534719776030826pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho investiga a titulação no gênero notícia sob a perspectiva da Linguística Textual, compreendendo o título como um elemento fundamental na construção de sentidos e na interação entre texto e leitor. A pesquisa parte do pressuposto de que os títulos não apenas indicam o tema do texto, mas também operam como marcas da intencionalidade do autor, influenciando a interpretação e o engajamento do leitor. Fundamentado nos conceitos de referenciação, conforme Mondada (2002); Cavalcante (2011) e Koch (2011). Além da análise discursiva e cognitiva do processamento textual, este estudo propõe uma reflexão aprofundada sobre os mecanismos de titulação e suas implicações no contexto midiático e escolar. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa para analisar um corpus de notícias do jornal Folha de S. Paulo, relacionadas ao incêndio ocorrido na Boate Kiss, em janeiro de 2013. Foram identificadas estratégias discursivas que revelam a influência da intencionalidade autoral na formulação dos títulos, demonstrando que eles atuam como recursos persuasivos, criando expectativas a respeito do conteúdo do texto. Os resultados indicam que os títulos noticiários podem moldar a percepção dos leitores ao longo da progressão textual, participando ativamente da construção do sentido e posicionamento argumentativo dos agentes envolvidos na narrativa. Além disso, este trabalho reforça a importância de abordar a titulação no ensino de leitura e escrita, possibilitando que os estudantes desenvolvam competências interpretativas mais críticas e conscientes. A compreensão da estrutura, das funções e dos efeitos dos títulos em textos noticiários permite a identificação de estratégias persuasivas e inferenciais que podem influenciar significativamente a recepção das informações. Como conclusão, argumenta-se que o ensino da titulação deve ser incorporado ao ambiente escolar de forma sistemática, contribuindo para a formação de leitores reflexivos e atentos aos efeitos discursivos dos textos midiáticos. Para pesquisas futuras, sugere-se explorar a aplicação didática da titulação e sua influência no desenvolvimento da argumentação escrita.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Língua Portuguesa com domínio de Libraspt_BR
dc.sizeorduration66pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TitulaçãoGêneroNotícia.pdf3.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons