Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46181
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A titulação no gênero notícia: uma proposta de análise sob a perspectiva da linguística textual
Autor: França, Andréa Cristina Mendes
Primer orientador: Laura, Fábio Izaltino
Primer miembro de la banca: Moraes, Eloá Tainá Costa da Rosa
Segundo miembro de la banca: Dantas, Suzimara de Oliveira Dantas
Resumen: Este trabalho investiga a titulação no gênero notícia sob a perspectiva da Linguística Textual, compreendendo o título como um elemento fundamental na construção de sentidos e na interação entre texto e leitor. A pesquisa parte do pressuposto de que os títulos não apenas indicam o tema do texto, mas também operam como marcas da intencionalidade do autor, influenciando a interpretação e o engajamento do leitor. Fundamentado nos conceitos de referenciação, conforme Mondada (2002); Cavalcante (2011) e Koch (2011). Além da análise discursiva e cognitiva do processamento textual, este estudo propõe uma reflexão aprofundada sobre os mecanismos de titulação e suas implicações no contexto midiático e escolar. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa para analisar um corpus de notícias do jornal Folha de S. Paulo, relacionadas ao incêndio ocorrido na Boate Kiss, em janeiro de 2013. Foram identificadas estratégias discursivas que revelam a influência da intencionalidade autoral na formulação dos títulos, demonstrando que eles atuam como recursos persuasivos, criando expectativas a respeito do conteúdo do texto. Os resultados indicam que os títulos noticiários podem moldar a percepção dos leitores ao longo da progressão textual, participando ativamente da construção do sentido e posicionamento argumentativo dos agentes envolvidos na narrativa. Além disso, este trabalho reforça a importância de abordar a titulação no ensino de leitura e escrita, possibilitando que os estudantes desenvolvam competências interpretativas mais críticas e conscientes. A compreensão da estrutura, das funções e dos efeitos dos títulos em textos noticiários permite a identificação de estratégias persuasivas e inferenciais que podem influenciar significativamente a recepção das informações. Como conclusão, argumenta-se que o ensino da titulação deve ser incorporado ao ambiente escolar de forma sistemática, contribuindo para a formação de leitores reflexivos e atentos aos efeitos discursivos dos textos midiáticos. Para pesquisas futuras, sugere-se explorar a aplicação didática da titulação e sua influência no desenvolvimento da argumentação escrita.
Abstract: This study investigates headline construction in the news genre from the perspective of Text Linguistics, understanding the headline as a key element in meaning-making and in the interaction between text and reader. The research assumes that headlines not only indicate the topic of the text, but also reflect the author’s intentionality, influencing the reader’s interpretation and engagement. Grounded in the concepts of referentiation as discussed by Mondada (2002), Cavalcante (2011), and Koch (2011), and supported by discursive and cognitive analysis of text processing, this study offers an in-depth reflection on titling mechanisms and their implications in both media and educational contexts The methodology adopted a qualitative approach to analyze a corpus of news articles from the newspaper Folha de S. Paulo, related to the fire that occurred at the Kiss Nightclub in January 2013. Discursive strategies were identified that reveal the influence of authorial intentionality in the formulation of headlines, demonstrating that they function as persuasive tools, creating expectations about the text’s content. The findings indicate that news headlines can shape readers’ perceptions throughout the textual progression, actively contributing to meaning construction and the argumentative positioning of the narrative’s agents. Furthermore, this study highlights the importance of addressing headline construction in reading and writing education, enabling students to develop more critical and conscious interpretive skills. Understanding the structure, functions, and effects of headlines in news texts allows for the identification of persuasive and inferential strategies that can significantly influence how information is received. In conclusion, the study argues that headline instruction should be systematically incorporated into the school environment, contributing to the formation of reflective readers who are attentive to the discursive effects of media texts. Future research may explore the didactic application of titling and its influence on the development of written argumentation.
Palabras clave: texto
título
progressão referencial
intencionalidade discursiva
text
headline
referentiation
referential progression
discursive intentionality
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FRANÇA, Andréa Cristina Mendes. A titulação no gênero notícia: uma proposta de análise sob a perspectiva da linguística textual. 2025. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46181
Fecha de defensa: 13-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
TitulaçãoGêneroNotícia.pdf3.81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons