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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46158| ORCID: | http://orcid.org/0009-0000-3552-4187 |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Promovendo a autonomia do aluno pesquisador: ensinar para aprender variação linguística com a produção de reels |
| Título (s) alternativo (s): | Promoting Student-Researcher Autonomy: Teaching to Learn Linguistic Variation through Reels Production |
| Autor: | Oliveira, Débora Mendes de |
| Primer orientador: | Marine, Talita de Cássia |
| Primer miembro de la banca: | Alves, Marlúcia Maria |
| Segundo miembro de la banca: | Oliveira, Peterson José de |
| Resumen: | A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberlândia - PROFLETRAS-UFU, teve como objetivo principal, por meio da aplicação de uma proposta didática pautada em oficinas e que valoriza a pesquisa acerca da língua, dentro e fora da sala de aula, mostrar aos alunos que existem várias maneiras de usar a língua e que o importante é saber adequar esse uso às diferentes situações de comunicação, ou seja, às diferentes práticas sociais da linguagem O ensino de português, ainda pautado pela gramática tradicional, muitas vezes desconsidera essa heterogeneidade, mostrando-se como algo desinteressante aos estudantes e, assim, não conseguindo estimular o engajamento desses estudantes nas atividades de ensino de língua portuguesa, o que, por sua vez, acaba prejudicando o desenvolvimento linguístico dos estudantes. Para aproximar a norma culta, ensinada na escola, das práticas cotidianas de uso da língua, adotamos uma abordagem baseada na Sociolinguística Educacional, fundamentada em autores como Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2008), Bagno (2007), Faraco (2008), entre outros. A proposta foi desenvolvida em oito oficinas (Arriada; Valle, 2012), nas quais os alunos realizaram pesquisas sobre a língua portuguesa, promovendo-se, assim, o letramento científico (Silva, 2016). O conhecimento adquirido foi sistematizado e transformado em vídeos curtos, interativos e atrativos, o que também favoreceu o letramento digital (Rojo, 2009). Esses vídeos foram preparados para divulgação em reels no Instagram, incentivando a autonomia dos estudantes na produção de conteúdos de Sociolinguística. Além de estimular a consciência linguística e combater o preconceito, buscamos promover o protagonismo juvenil (Stamato, 2008), reconhecendo os alunos como agentes ativos de sua aprendizagem. A adoção da pesquisa-ação de Thiollent (1996) foi fundamental nesse processo, garantindo uma formação linguística mais dinâmica, com ênfase no respeito à diversidade e no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos partícipes. Como produto final, elaboramos um material didático direcionado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Além das atividades para os alunos, o material inclui instruções para os professores, oferecendo orientações sobre a aplicação das propostas em sala de aula, a fim de estimular a reflexão sobre a diversidade linguística e a importância da adequação linguística conforme as diferentes práticas sociais da linguagem em que o falante está inserido. Ao término da pesquisa, pudemos concluir que a proposta favoreceu o desenvolvimento da consciência linguística e do protagonismo juvenil, promovendo maior engajamento dos alunos nas aulas de língua portuguesa e valorizando a diversidade linguística em sala de aula. |
| Abstract: | This research, developed within the Professional Master's Program in Letters at the Federal University of Uberlândia – PROFLETRAS-UFU, had as its main objective, through the implementation of a didactic proposal based on workshops and centered on linguistic inquiry both inside and outside the classroom, to show students that there are various ways of using language and that what truly matters is knowing how to adapt this usage to different communicative situations—that is, to the different social practices of language. Portuguese language teaching, still largely guided by traditional grammar, often disregards this heterogeneity, presenting itself as unappealing to students and, consequently, failing to stimulate their engagement in language learning activities. This, in turn, hinders students' linguistic development. In order to bridge the gap between the standard language taught in schools and the everyday practices of language use, we adopted an approach grounded in Educational Sociolinguistics, based on scholars such as Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2008), Bagno (2007), Faraco (2008), among others. The proposal was developed through eight workshops (Arriada; Valle, 2012), in which students conducted research on the Portuguese language, thereby promoting scientific literacy (Silva, 2016). The knowledge acquired was then systematized and transformed into short, interactive, and engaging videos, which also fostered digital literacy (Rojo, 2009). These videos were designed for dissemination via Instagram reels, encouraging student autonomy in the production of Sociolinguistics-related content. In addition to promoting linguistic awareness and combating prejudice, we aimed to foster youth protagonism (Stamato, 2008), recognizing students as active agents in their own learning. The adoption of Thiollent’s (1996) action research methodology was fundamental in this process, enabling a more dynamic linguistic education that emphasizes respect for diversity and the development of students’ communicative competence. As a final product, we developed didactic material aimed at students in the final years of elementary school, aligned with the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (Brazil, 2018). In addition to student activities, the material includes guidance for teachers on how to apply the proposals in the classroom, in order to stimulate reflection on linguistic diversity and the importance of linguistic adequacy according to the different social practices in which the speaker is situated. At the end of the research, we concluded that the proposal fostered the development of linguistic awareness and youth protagonism, promoting greater student engagement in Portuguese language classes and valuing linguistic diversity in the classroom. |
| Palabras clave: | Ensino de língua portuguesa na educação básica Gênero reels Protagonismo juvenil Preconceito linguístico Pesquisa em sala de aula Portuguese language teaching in basic education Reels genre Youth protagonism Linguistic prejudice Classroom-based research |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Tema: | Linguística Sociolinguística Linguagem e educação Ensino bilíngue |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
| Cita: | OLIVEIRA, Débora Mendes de. Promovendo a autonomia do aluno pesquisador: ensinar para aprender variação linguística com a produção de reels. 2025. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.291 |
| Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.291 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46158 |
| Fecha de defensa: | 29-abr-2025 |
| Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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| PROMOVENDO A AUTONOMIA DO ALUNO PESQUISADOR ENSINAR PARA APRENDER VARIAÇÃO LINGUÍSTICA COM A PRODUÇÃO DE REELS.pdf | 12.94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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