Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46158
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-3552-4187
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Promovendo a autonomia do aluno pesquisador: ensinar para aprender variação linguística com a produção de reels
Título(s) alternativo(s): Promoting Student-Researcher Autonomy: Teaching to Learn Linguistic Variation through Reels Production
Autor(es): Oliveira, Débora Mendes de
Primeiro orientador: Marine, Talita de Cássia
Primeiro membro da banca: Alves, Marlúcia Maria
Segundo membro da banca: Oliveira, Peterson José de
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal de Uberlândia - PROFLETRAS-UFU, teve como objetivo principal, por meio da aplicação de uma proposta didática pautada em oficinas e que valoriza a pesquisa acerca da língua, dentro e fora da sala de aula, mostrar aos alunos que existem várias maneiras de usar a língua e que o importante é saber adequar esse uso às diferentes situações de comunicação, ou seja, às diferentes práticas sociais da linguagem O ensino de português, ainda pautado pela gramática tradicional, muitas vezes desconsidera essa heterogeneidade, mostrando-se como algo desinteressante aos estudantes e, assim, não conseguindo estimular o engajamento desses estudantes nas atividades de ensino de língua portuguesa, o que, por sua vez, acaba prejudicando o desenvolvimento linguístico dos estudantes. Para aproximar a norma culta, ensinada na escola, das práticas cotidianas de uso da língua, adotamos uma abordagem baseada na Sociolinguística Educacional, fundamentada em autores como Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2008), Bagno (2007), Faraco (2008), entre outros. A proposta foi desenvolvida em oito oficinas (Arriada; Valle, 2012), nas quais os alunos realizaram pesquisas sobre a língua portuguesa, promovendo-se, assim, o letramento científico (Silva, 2016). O conhecimento adquirido foi sistematizado e transformado em vídeos curtos, interativos e atrativos, o que também favoreceu o letramento digital (Rojo, 2009). Esses vídeos foram preparados para divulgação em reels no Instagram, incentivando a autonomia dos estudantes na produção de conteúdos de Sociolinguística. Além de estimular a consciência linguística e combater o preconceito, buscamos promover o protagonismo juvenil (Stamato, 2008), reconhecendo os alunos como agentes ativos de sua aprendizagem. A adoção da pesquisa-ação de Thiollent (1996) foi fundamental nesse processo, garantindo uma formação linguística mais dinâmica, com ênfase no respeito à diversidade e no desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos partícipes. Como produto final, elaboramos um material didático direcionado aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Além das atividades para os alunos, o material inclui instruções para os professores, oferecendo orientações sobre a aplicação das propostas em sala de aula, a fim de estimular a reflexão sobre a diversidade linguística e a importância da adequação linguística conforme as diferentes práticas sociais da linguagem em que o falante está inserido. Ao término da pesquisa, pudemos concluir que a proposta favoreceu o desenvolvimento da consciência linguística e do protagonismo juvenil, promovendo maior engajamento dos alunos nas aulas de língua portuguesa e valorizando a diversidade linguística em sala de aula.
Abstract: This research, developed within the Professional Master's Program in Letters at the Federal University of Uberlândia – PROFLETRAS-UFU, had as its main objective, through the implementation of a didactic proposal based on workshops and centered on linguistic inquiry both inside and outside the classroom, to show students that there are various ways of using language and that what truly matters is knowing how to adapt this usage to different communicative situations—that is, to the different social practices of language. Portuguese language teaching, still largely guided by traditional grammar, often disregards this heterogeneity, presenting itself as unappealing to students and, consequently, failing to stimulate their engagement in language learning activities. This, in turn, hinders students' linguistic development. In order to bridge the gap between the standard language taught in schools and the everyday practices of language use, we adopted an approach grounded in Educational Sociolinguistics, based on scholars such as Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2008), Bagno (2007), Faraco (2008), among others. The proposal was developed through eight workshops (Arriada; Valle, 2012), in which students conducted research on the Portuguese language, thereby promoting scientific literacy (Silva, 2016). The knowledge acquired was then systematized and transformed into short, interactive, and engaging videos, which also fostered digital literacy (Rojo, 2009). These videos were designed for dissemination via Instagram reels, encouraging student autonomy in the production of Sociolinguistics-related content. In addition to promoting linguistic awareness and combating prejudice, we aimed to foster youth protagonism (Stamato, 2008), recognizing students as active agents in their own learning. The adoption of Thiollent’s (1996) action research methodology was fundamental in this process, enabling a more dynamic linguistic education that emphasizes respect for diversity and the development of students’ communicative competence. As a final product, we developed didactic material aimed at students in the final years of elementary school, aligned with the guidelines of the Brazilian National Common Curricular Base (Brazil, 2018). In addition to student activities, the material includes guidance for teachers on how to apply the proposals in the classroom, in order to stimulate reflection on linguistic diversity and the importance of linguistic adequacy according to the different social practices in which the speaker is situated. At the end of the research, we concluded that the proposal fostered the development of linguistic awareness and youth protagonism, promoting greater student engagement in Portuguese language classes and valuing linguistic diversity in the classroom.
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa na educação básica
Gênero reels
Protagonismo juvenil
Preconceito linguístico
Pesquisa em sala de aula
Portuguese language teaching in basic education
Reels genre
Youth protagonism
Linguistic prejudice
Classroom-based research
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Linguística
Sociolinguística
Linguagem e educação
Ensino bilíngue
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: OLIVEIRA, Débora Mendes de. Promovendo a autonomia do aluno pesquisador: ensinar para aprender variação linguística com a produção de reels. 2025. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.291
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.291
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46158
Data de defesa: 29-Abr-2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)



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