Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46088
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-4490-8340
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O processo histórico geográfico da criação do parque municipal gavéa e seus impactos em uberlândia-mg: possibilidades de inserções didático-pedagógicas na educação básica
Autor: Oliveira, Marcelo Henke de
Primer orientador: Gomes, Gláucia Carvalho
Primer miembro de la banca: Barbosa, Tulio
Segundo miembro de la banca: Gonçalves, Amanda Regina
Resumen: Este trabalho de conclusão de curso, no formato de artigo, analisa o processo histórico-geográfico de criação do Parque Municipal Gávea, localizado no setor sul de Uberlândia (MG). Nele, foi abordado alguns de impactos na urbanização local e suas potencialidades como recurso didático-pedagógico no ensino de Geografia na educação básica. A pesquisa partiu da constatação do desconhecimento sobre esse parque por parte da população e de estudantes, bem como da dificuldade encontrada para acessar informações sobre o referido parque, o que levou à proposta de pesquisá-lo com o intuito de construir possibilidades de utilização como uma “aula de campo”. A metodologia incluiu visitas exploratórias, levantamento documental e análise teórica. Além de contextualizar a criação do parque como medida de compensação ambiental vinculada ao processo de expansão imobiliária, no artigo se procurou discutir a distribuição desigual dos parques na cidade e as implicações socioespaciais e simbólicas do uso desses espaços. Por fim, foi apresentada uma proposta didática voltada ao ensino médio, que utiliza o parque como ponto de partida para discussões sobre urbanização, conservação ambiental, desigualdades socioespaciais, políticas públicas e outros temas ligados ao Ensino de Geografia.
Abstract: This article analyzes the historical-geographical process behind the creation of Gávea Municipal Park, located in the southern sector of Uberlândia (MG), focusing on its impacts on urban development and its potential use as a pedagogical resource in Geography education at the basic education level. The study emerges from the observed lack of public knowledge about the park and argues that urban parks can function as " field class." The methodology involved exploratory visits, documentary analysis, and theoretical reflection. The article contextualizes the park's creation as an environmental compensation measure linked to real estate expansion and discusses the unequal spatial distribution of parks across the city and the symbolic implications of their use. A didactic proposal is presented for high school students, using the park to foster discussions on urbanization, environmental conservation, socio-spatial inequalities, and public policy.
Palabras clave: Parque Municipal Gávea
Gávea Municipal Park
Uberlândia
Urbanization
Urbanização
Geographic education
Educação geográfica
Public space
Espaço público
Environmental compensation
Compensação ambiental
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Marcelo Henke. O processo histórico geográfico da criação do parque municipal gavéa e seus impactos em Uberlândia-MG: Possibilidades de inserções didático-pedagógicas na educação básica. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46088
Fecha de defensa: 9-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ProcessoHistóricoGeográfico.pdfTCC1.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons