Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46088Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Marcelo Henke de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-06-10T15:35:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-06-10T15:35:49Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marcelo Henke. O processo histórico geográfico da criação do parque municipal gavéa e seus impactos em Uberlândia-MG: Possibilidades de inserções didático-pedagógicas na educação básica. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46088 | - |
| dc.description.abstract | This article analyzes the historical-geographical process behind the creation of Gávea Municipal Park, located in the southern sector of Uberlândia (MG), focusing on its impacts on urban development and its potential use as a pedagogical resource in Geography education at the basic education level. The study emerges from the observed lack of public knowledge about the park and argues that urban parks can function as " field class." The methodology involved exploratory visits, documentary analysis, and theoretical reflection. The article contextualizes the park's creation as an environmental compensation measure linked to real estate expansion and discusses the unequal spatial distribution of parks across the city and the symbolic implications of their use. A didactic proposal is presented for high school students, using the park to foster discussions on urbanization, environmental conservation, socio-spatial inequalities, and public policy. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Parque Municipal Gávea | pt_BR |
| dc.subject | Gávea Municipal Park | pt_BR |
| dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
| dc.subject | Urbanization | pt_BR |
| dc.subject | Urbanização | pt_BR |
| dc.subject | Geographic education | pt_BR |
| dc.subject | Educação geográfica | pt_BR |
| dc.subject | Public space | pt_BR |
| dc.subject | Espaço público | pt_BR |
| dc.subject | Environmental compensation | pt_BR |
| dc.subject | Compensação ambiental | pt_BR |
| dc.title | O processo histórico geográfico da criação do parque municipal gavéa e seus impactos em uberlândia-mg: possibilidades de inserções didático-pedagógicas na educação básica | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Gomes, Gláucia Carvalho | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5307861621449228 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Barbosa, Tulio | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0987719839415557 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Gonçalves, Amanda Regina | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1081674976938685 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso, no formato de artigo, analisa o processo histórico-geográfico de criação do Parque Municipal Gávea, localizado no setor sul de Uberlândia (MG). Nele, foi abordado alguns de impactos na urbanização local e suas potencialidades como recurso didático-pedagógico no ensino de Geografia na educação básica. A pesquisa partiu da constatação do desconhecimento sobre esse parque por parte da população e de estudantes, bem como da dificuldade encontrada para acessar informações sobre o referido parque, o que levou à proposta de pesquisá-lo com o intuito de construir possibilidades de utilização como uma “aula de campo”. A metodologia incluiu visitas exploratórias, levantamento documental e análise teórica. Além de contextualizar a criação do parque como medida de compensação ambiental vinculada ao processo de expansão imobiliária, no artigo se procurou discutir a distribuição desigual dos parques na cidade e as implicações socioespaciais e simbólicas do uso desses espaços. Por fim, foi apresentada uma proposta didática voltada ao ensino médio, que utiliza o parque como ponto de partida para discussões sobre urbanização, conservação ambiental, desigualdades socioespaciais, políticas públicas e outros temas ligados ao Ensino de Geografia. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 32 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 185764456 | - |
| Appears in Collections: | TCC - Geografia (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ProcessoHistóricoGeográfico.pdf | TCC | 1.29 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License
