Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46088
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Marcelo Henke de-
dc.date.accessioned2025-06-10T15:35:49Z-
dc.date.available2025-06-10T15:35:49Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcelo Henke. O processo histórico geográfico da criação do parque municipal gavéa e seus impactos em Uberlândia-MG: Possibilidades de inserções didático-pedagógicas na educação básica. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46088-
dc.description.abstractThis article analyzes the historical-geographical process behind the creation of Gávea Municipal Park, located in the southern sector of Uberlândia (MG), focusing on its impacts on urban development and its potential use as a pedagogical resource in Geography education at the basic education level. The study emerges from the observed lack of public knowledge about the park and argues that urban parks can function as " field class." The methodology involved exploratory visits, documentary analysis, and theoretical reflection. The article contextualizes the park's creation as an environmental compensation measure linked to real estate expansion and discusses the unequal spatial distribution of parks across the city and the symbolic implications of their use. A didactic proposal is presented for high school students, using the park to foster discussions on urbanization, environmental conservation, socio-spatial inequalities, and public policy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectParque Municipal Gáveapt_BR
dc.subjectGávea Municipal Parkpt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectUrbanizationpt_BR
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subjectGeographic educationpt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectPublic spacept_BR
dc.subjectEspaço públicopt_BR
dc.subjectEnvironmental compensationpt_BR
dc.subjectCompensação ambientalpt_BR
dc.titleO processo histórico geográfico da criação do parque municipal gavéa e seus impactos em uberlândia-mg: possibilidades de inserções didático-pedagógicas na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Gláucia Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5307861621449228pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Tulio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987719839415557pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Amanda Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081674976938685pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso, no formato de artigo, analisa o processo histórico-geográfico de criação do Parque Municipal Gávea, localizado no setor sul de Uberlândia (MG). Nele, foi abordado alguns de impactos na urbanização local e suas potencialidades como recurso didático-pedagógico no ensino de Geografia na educação básica. A pesquisa partiu da constatação do desconhecimento sobre esse parque por parte da população e de estudantes, bem como da dificuldade encontrada para acessar informações sobre o referido parque, o que levou à proposta de pesquisá-lo com o intuito de construir possibilidades de utilização como uma “aula de campo”. A metodologia incluiu visitas exploratórias, levantamento documental e análise teórica. Além de contextualizar a criação do parque como medida de compensação ambiental vinculada ao processo de expansão imobiliária, no artigo se procurou discutir a distribuição desigual dos parques na cidade e as implicações socioespaciais e simbólicas do uso desses espaços. Por fim, foi apresentada uma proposta didática voltada ao ensino médio, que utiliza o parque como ponto de partida para discussões sobre urbanização, conservação ambiental, desigualdades socioespaciais, políticas públicas e outros temas ligados ao Ensino de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode185764456-
Appears in Collections:TCC - Geografia (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoHistóricoGeográfico.pdfTCC1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons