Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46071
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-5607-9954
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Super-heróis para a Educação Geográfica: abordagem fílmica para os conceitos da Geografia
Autor: Freitas, Felipe Giroto Guimarães de
Primer orientador: Barbosa, Tulio
Primer miembro de la banca: Cleps, Geisa Daise Gumieiro
Segundo miembro de la banca: Policarpo, Mauricio Aquilante
Resumen: O presente trabalho tem como centralidade a relação entre os filmes de super-heróis e a educação geográfica como construção didática por meio da linguagem fílmica; assim buscamos a edificação dessa relação na construção de recurso didático para instigar o interesse de alunos/alunas em aulas de Geografia. A proposta surgiu em um contexto que os estudantes consideram o ambiente escolar monótono, e relacionar os conteúdos escolares com filmes que fazem parte do cotidiano deles, pode instigar o interesse dos alunos no processo de ensino. A metodologia foi a aplicação de aulas temáticas, utilizando cenas de filmes de super-heróis com foco em conteúdos como globalização, escala cartográfica, continente africano e continente europeu. Os resultados apontaram um aumento no interesse e na participação dos estudantes, que se mostraram mais engajados diante dos temas que foram trabalhados em sala de aula. Compreendemos perceber que os filmes de super-heróis, quando utilizados como ferramenta didática com planejamento adequado, podem ser eficazes para o ensino da Geografia.
Abstract: The present paper has as its centrality the relationship between superhero films and geographic education as a didactic construction through film language; thus, we seek the edification of this relationship in the construction of a didactic resource to instigate the interest of students in Geography classes. The proposal arose in a context in which students consider the school environment monotonous, and relating school content to films that are part of their daily lives can instigate students’ interest in the teaching process. The methodology was the application of thematic classes, using scenes from superhero films focusing on contents such as globalization, cartographic scale, the African continent, and the European continent. The results pointed to an increase in the interest and participation of the students, who showed greater engagement with the themes that were worked on in the classroom. We understand that superhero films, when used as a didactic tool with proper planning, can be effective for the teaching of Geography.
Palabras clave: Ensino de Geografia
Filmes
Super-Heróis
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: FREITAS, Felipe Giroto Guimarães de. Super-heróis para a Educação Geográfica: abordagem fílmica para os conceitos da Geografia. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46071
Fecha de defensa: 12-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Super-HeróisEducacaoGeografica (1).pdfTCC1.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.