Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46071
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFreitas, Felipe Giroto Guimarães de-
dc.date.accessioned2025-06-09T13:13:48Z-
dc.date.available2025-06-09T13:13:48Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.citationFREITAS, Felipe Giroto Guimarães de. Super-heróis para a Educação Geográfica: abordagem fílmica para os conceitos da Geografia. 2025. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/46071-
dc.description.abstractThe present paper has as its centrality the relationship between superhero films and geographic education as a didactic construction through film language; thus, we seek the edification of this relationship in the construction of a didactic resource to instigate the interest of students in Geography classes. The proposal arose in a context in which students consider the school environment monotonous, and relating school content to films that are part of their daily lives can instigate students’ interest in the teaching process. The methodology was the application of thematic classes, using scenes from superhero films focusing on contents such as globalization, cartographic scale, the African continent, and the European continent. The results pointed to an increase in the interest and participation of the students, who showed greater engagement with the themes that were worked on in the classroom. We understand that superhero films, when used as a didactic tool with proper planning, can be effective for the teaching of Geography.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectFilmespt_BR
dc.subjectSuper-Heróispt_BR
dc.titleSuper-heróis para a Educação Geográfica: abordagem fílmica para os conceitos da Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Tulio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0987719839415557pt_BR
dc.contributor.referee1Cleps, Geisa Daise Gumieiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735044235864364pt_BR
dc.contributor.referee2Policarpo, Mauricio Aquilante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6459836835779316pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como centralidade a relação entre os filmes de super-heróis e a educação geográfica como construção didática por meio da linguagem fílmica; assim buscamos a edificação dessa relação na construção de recurso didático para instigar o interesse de alunos/alunas em aulas de Geografia. A proposta surgiu em um contexto que os estudantes consideram o ambiente escolar monótono, e relacionar os conteúdos escolares com filmes que fazem parte do cotidiano deles, pode instigar o interesse dos alunos no processo de ensino. A metodologia foi a aplicação de aulas temáticas, utilizando cenas de filmes de super-heróis com foco em conteúdos como globalização, escala cartográfica, continente africano e continente europeu. Os resultados apontaram um aumento no interesse e na participação dos estudantes, que se mostraram mais engajados diante dos temas que foram trabalhados em sala de aula. Compreendemos perceber que os filmes de super-heróis, quando utilizados como ferramenta didática com planejamento adequado, podem ser eficazes para o ensino da Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration28pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode185685119-
Aparece en las colecciones:TCC - Geografia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Super-HeróisEducacaoGeografica (1).pdfTCC1.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.