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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Uma reinterpretação de "Onde vivem os Monstros" e representatividade para crianças, por meio do Design Editorial.
Título (s) alternativo (s): A reinterpretation of "Where the Wild Things Are" and representation for children through Editorial Design
Autor: Araújo, Rodrigo Sousa
Primer orientador: Alcântara, Cristiane Pereira de
Primer miembro de la banca: Machado Junior, Juscelino Humberto Cunha
Segundo miembro de la banca: Agreli , João Henrique Lodi
Resumen: O artigo propõe uma reinterpretação do clássico infantil "Onde Vivem os Monstros", de Maurice Sendak, com foco na representatividade para crianças, especialmente de grupos minoritários, através do design editorial. A intenção é criar um livro que explore temas como diversidade, identidade e inclusão, utilizando elementos visuais, tipografia e ilustrações para transmitir as experiências e emoções dos personagens. O projeto busca alcançar crianças entre 5 e 13 anos, promovendo uma leitura que reflete suas realidades e valoriza a aceitação da diversidade, especialmente em relação à comunidade LGBTQIA+. Além de revisitar a obra de Sendak, o artigo discute exemplos contemporâneos de literatura infantil que abordam temas semelhantes, como "My Shadow is Pink" e "The Courage to be Truly Free". A análise do design editorial mostra como a combinação entre texto e imagem pode criar uma conexão emocional profunda com o público infantil. O projeto propõe que as histórias infantis devem ir além do simples entretenimento, oferecendo lições de vida que incentivem o autoconhecimento e o respeito à diversidade desde cedo.
Abstract: This article presents a reinterpretation of the classic children's book Where the Wild Things Are by Maurice Sendak, with a focus on representation for children from minority groups through editorial design. The project aims to create a children's book that explores themes such as diversity, identity, and inclusion, utilizing visual elements, typography, and illustrations to convey the characters' experiences and emotions. The target audience is children between the ages of 5 and 13, with the goal of promoting inclusive reading that reflects their realities and embraces diversity, particularly regarding the LGBTQIA+ community. In addition to reimagining Sendak's work, the article discusses contemporary examples of children's literature that address similar themes, such as My Shadow is Pink and The Courage to be Truly Free. The analysis of editorial design highlights how the interplay between text and images can foster a deep emotional connection with young readers. The project suggests that children's stories should go beyond mere entertainment, offering meaningful life lessons that encourage self-awareness and promote respect for diversity from an early age.
Notas: Caso queira dar uma olhada no arquivo de forma usual, acesse: https://online.fliphtml5.com/jebmd/rlua/#p=1
Palabras clave: Reinterpretação
Onde Vivem os Monstros
Representatividade
Adaptabilidade
Crianças
Design Editorial
Inclusão
Diversidade
Identidade
Minorias
Literatura Infantil
LGBTQIA+
Análise Visual
Narrativa
Educação
Tipografia
Ilustração
Stonewall
Aceitação
Empoderamento
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ARAÚJO, Rodrigo Sousa. Uma reinterpretação de "Onde vivem os Monstros" e representatividade para crianças, por meio do Design Editorial. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45994
Fecha de defensa: 26-abr-2024
Aparece en las colecciones:TCC - Design

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ReinterpretaçãoOndeVivemMonstros.pdfO artigo propõe uma reinterpretação do clássico infantil "Onde Vivem os Monstros", de Maurice Sendak, com foco na representatividade para crianças, especialmente de grupos minoritários, através do design editorial. A intenção é criar um livro que explore temas como diversidade, identidade e inclusão, utilizando elementos visuais, tipografia e ilustrações para transmitir as experiências e emoções dos personagens. O projeto busca alcançar crianças entre 5 e 13 anos, promovendo uma leitura que reflete suas realidades e valoriza a aceitação da diversidade, especialmente em relação à comunidade LGBTQIA+.427.81 MBAdobe PDFVista previa
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