Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45994
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Rodrigo Sousa-
dc.date.accessioned2025-05-30T14:24:11Z-
dc.date.available2025-05-30T14:24:11Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationARAÚJO, Rodrigo Sousa. Uma reinterpretação de "Onde vivem os Monstros" e representatividade para crianças, por meio do Design Editorial. 2025. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45994-
dc.descriptionCaso queira dar uma olhada no arquivo de forma usual, acesse: https://online.fliphtml5.com/jebmd/rlua/#p=1pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a reinterpretation of the classic children's book Where the Wild Things Are by Maurice Sendak, with a focus on representation for children from minority groups through editorial design. The project aims to create a children's book that explores themes such as diversity, identity, and inclusion, utilizing visual elements, typography, and illustrations to convey the characters' experiences and emotions. The target audience is children between the ages of 5 and 13, with the goal of promoting inclusive reading that reflects their realities and embraces diversity, particularly regarding the LGBTQIA+ community. In addition to reimagining Sendak's work, the article discusses contemporary examples of children's literature that address similar themes, such as My Shadow is Pink and The Courage to be Truly Free. The analysis of editorial design highlights how the interplay between text and images can foster a deep emotional connection with young readers. The project suggests that children's stories should go beyond mere entertainment, offering meaningful life lessons that encourage self-awareness and promote respect for diversity from an early age.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectReinterpretaçãopt_BR
dc.subjectOnde Vivem os Monstrospt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectAdaptabilidadept_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectDesign Editorialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMinoriaspt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectLGBTQIA+pt_BR
dc.subjectAnálise Visualpt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectStonewallpt_BR
dc.subjectAceitaçãopt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.titleUma reinterpretação de "Onde vivem os Monstros" e representatividade para crianças, por meio do Design Editorial.pt_BR
dc.title.alternativeA reinterpretation of "Where the Wild Things Are" and representation for children through Editorial Designpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alcântara, Cristiane Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=BC5D414141714C09AAB0D24B00D4634C.buscatextual_0pt_BR
dc.contributor.referee1Machado Junior, Juscelino Humberto Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.contributor.referee2Agreli , João Henrique Lodi-
dc.contributor.referee2Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.dopt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO artigo propõe uma reinterpretação do clássico infantil "Onde Vivem os Monstros", de Maurice Sendak, com foco na representatividade para crianças, especialmente de grupos minoritários, através do design editorial. A intenção é criar um livro que explore temas como diversidade, identidade e inclusão, utilizando elementos visuais, tipografia e ilustrações para transmitir as experiências e emoções dos personagens. O projeto busca alcançar crianças entre 5 e 13 anos, promovendo uma leitura que reflete suas realidades e valoriza a aceitação da diversidade, especialmente em relação à comunidade LGBTQIA+. Além de revisitar a obra de Sendak, o artigo discute exemplos contemporâneos de literatura infantil que abordam temas semelhantes, como "My Shadow is Pink" e "The Courage to be Truly Free". A análise do design editorial mostra como a combinação entre texto e imagem pode criar uma conexão emocional profunda com o público infantil. O projeto propõe que as histórias infantis devem ir além do simples entretenimento, oferecendo lições de vida que incentivem o autoconhecimento e o respeito à diversidade desde cedo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReinterpretaçãoOndeVivemMonstros.pdfO artigo propõe uma reinterpretação do clássico infantil "Onde Vivem os Monstros", de Maurice Sendak, com foco na representatividade para crianças, especialmente de grupos minoritários, através do design editorial. A intenção é criar um livro que explore temas como diversidade, identidade e inclusão, utilizando elementos visuais, tipografia e ilustrações para transmitir as experiências e emoções dos personagens. O projeto busca alcançar crianças entre 5 e 13 anos, promovendo uma leitura que reflete suas realidades e valoriza a aceitação da diversidade, especialmente em relação à comunidade LGBTQIA+.427.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
LivroFormatoPDF.pdfReleitura desenvolvida com base na pesquisa.12.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons