Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45986
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A importância do PLE na UFU: ressonâncias, lacunas e perspectiva inclusiva.
Autor(es): Miranda, Queren Comesaña
Primeiro orientador: Ramos, Jozelma de Oliveira
Primeiro coorientador: Rotta, Alessandra Montera
Primeiro membro da banca: Novodvorski, Ariel
Segundo membro da banca: Zuñiga, María del Rosario Mestanza
Resumo: As reflexões sobre a importância do ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) nas universidades crescem cada vez mais tanto no Brasil quanto nos demais países lusófonos, isto se dá, devido às novas demandas de um mundo cada vez mais globalizado e universidades cada vez mais internacionalizadas. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apenas a graduação em Letras Francês e Literaturas de Língua Francesa oferta disciplinas obrigatórias ligadas ao ensino de PLE, são elas: Metodologia em PLE (no sexto período) e Estágio Supervisionado de PLE (no sétimo período). Com isto em mente, o presente artigo aborda a importância dessas disciplinas para o curso de Letras Francês e, a partir das respostas obtidas via formulário enviado aos docentes do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU), busca-se investigar o porquê as outras graduações em Letras não ofertam disciplinas obrigatórias que tratem do ensino de PLE. Recorremos a teóricos como Knight (1999), Santos e Filho (2012) e Laforeste (2014) para compreendermos os conceitos de internacionalização, além disso, utilizamos os sites e documentos disponibilizados pela Universidade Federal de Uberlândia para analisarmos as propostas e ações de internacionalização da instituição, como por exemplo, o Programa de Internacionalização da UFU (PROINT/UFU). Assim, o artigo iniciará abordando brevemente um histórico do PLE na instituição, em seguida, qual é o impacto do processo de internacionalização na universidade e como isso está ligado à importância do ensino de PLE e por fim, a apresentação e análise das respostas obtidas no formulário enviado aos docentes sobre a ausência de disciplinas relacionadas ao PLE nas graduações em Letras da UFU.
Palavras-chave: PLE
UFU
Internacionalização
Graduação em Letras
Mundialização
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MIRANDA, Queren Comesaña. A importância do PLE na UFU: ressonâncias, lacunas e perspectiva inclusiva. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45986
Data de defesa: 20-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
importânciaPLEUFU.pdf836.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons