Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45986
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | A importância do PLE na UFU: ressonâncias, lacunas e perspectiva inclusiva. |
Author: | Miranda, Queren Comesaña |
First Advisor: | Ramos, Jozelma de Oliveira |
First coorientator: | Rotta, Alessandra Montera |
First member of the Committee: | Novodvorski, Ariel |
Second member of the Committee: | Zuñiga, María del Rosario Mestanza |
Summary: | As reflexões sobre a importância do ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) nas universidades crescem cada vez mais tanto no Brasil quanto nos demais países lusófonos, isto se dá, devido às novas demandas de um mundo cada vez mais globalizado e universidades cada vez mais internacionalizadas. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apenas a graduação em Letras Francês e Literaturas de Língua Francesa oferta disciplinas obrigatórias ligadas ao ensino de PLE, são elas: Metodologia em PLE (no sexto período) e Estágio Supervisionado de PLE (no sétimo período). Com isto em mente, o presente artigo aborda a importância dessas disciplinas para o curso de Letras Francês e, a partir das respostas obtidas via formulário enviado aos docentes do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU), busca-se investigar o porquê as outras graduações em Letras não ofertam disciplinas obrigatórias que tratem do ensino de PLE. Recorremos a teóricos como Knight (1999), Santos e Filho (2012) e Laforeste (2014) para compreendermos os conceitos de internacionalização, além disso, utilizamos os sites e documentos disponibilizados pela Universidade Federal de Uberlândia para analisarmos as propostas e ações de internacionalização da instituição, como por exemplo, o Programa de Internacionalização da UFU (PROINT/UFU). Assim, o artigo iniciará abordando brevemente um histórico do PLE na instituição, em seguida, qual é o impacto do processo de internacionalização na universidade e como isso está ligado à importância do ensino de PLE e por fim, a apresentação e análise das respostas obtidas no formulário enviado aos docentes sobre a ausência de disciplinas relacionadas ao PLE nas graduações em Letras da UFU. |
Keywords: | PLE UFU Internacionalização Graduação em Letras Mundialização |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | MIRANDA, Queren Comesaña. A importância do PLE na UFU: ressonâncias, lacunas e perspectiva inclusiva. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45986 |
Date of defense: | 20-Nov-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
importânciaPLEUFU.pdf | 836.41 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License