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dc.creatorMiranda, Queren Comesaña-
dc.date.accessioned2025-05-29T17:42:53Z-
dc.date.available2025-05-29T17:42:53Z-
dc.date.issued2024-11-20-
dc.identifier.citationMIRANDA, Queren Comesaña. A importância do PLE na UFU: ressonâncias, lacunas e perspectiva inclusiva. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45986-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPLEpt_BR
dc.subjectUFUpt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectGraduação em Letraspt_BR
dc.subjectMundializaçãopt_BR
dc.titleA importância do PLE na UFU: ressonâncias, lacunas e perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rotta, Alessandra Montera-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463810832109364pt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Jozelma de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1674828626892016pt_BR
dc.contributor.referee1Novodvorski, Ariel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2882362453894798pt_BR
dc.contributor.referee2Zuñiga, María del Rosario Mestanza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3183051238718994pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs reflexões sobre a importância do ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) nas universidades crescem cada vez mais tanto no Brasil quanto nos demais países lusófonos, isto se dá, devido às novas demandas de um mundo cada vez mais globalizado e universidades cada vez mais internacionalizadas. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apenas a graduação em Letras Francês e Literaturas de Língua Francesa oferta disciplinas obrigatórias ligadas ao ensino de PLE, são elas: Metodologia em PLE (no sexto período) e Estágio Supervisionado de PLE (no sétimo período). Com isto em mente, o presente artigo aborda a importância dessas disciplinas para o curso de Letras Francês e, a partir das respostas obtidas via formulário enviado aos docentes do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU), busca-se investigar o porquê as outras graduações em Letras não ofertam disciplinas obrigatórias que tratem do ensino de PLE. Recorremos a teóricos como Knight (1999), Santos e Filho (2012) e Laforeste (2014) para compreendermos os conceitos de internacionalização, além disso, utilizamos os sites e documentos disponibilizados pela Universidade Federal de Uberlândia para analisarmos as propostas e ações de internacionalização da instituição, como por exemplo, o Programa de Internacionalização da UFU (PROINT/UFU). Assim, o artigo iniciará abordando brevemente um histórico do PLE na instituição, em seguida, qual é o impacto do processo de internacionalização na universidade e como isso está ligado à importância do ensino de PLE e por fim, a apresentação e análise das respostas obtidas no formulário enviado aos docentes sobre a ausência de disciplinas relacionadas ao PLE nas graduações em Letras da UFU.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Francês e Literaturas de Língua Francesapt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa

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