Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45986| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | A importância do PLE na UFU: ressonâncias, lacunas e perspectiva inclusiva. |
| Autor: | Miranda, Queren Comesaña |
| Primer orientador: | Ramos, Jozelma de Oliveira |
| Primer coorientador: | Rotta, Alessandra Montera |
| Primer miembro de la banca: | Novodvorski, Ariel |
| Segundo miembro de la banca: | Zuñiga, María del Rosario Mestanza |
| Resumen: | As reflexões sobre a importância do ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) nas universidades crescem cada vez mais tanto no Brasil quanto nos demais países lusófonos, isto se dá, devido às novas demandas de um mundo cada vez mais globalizado e universidades cada vez mais internacionalizadas. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apenas a graduação em Letras Francês e Literaturas de Língua Francesa oferta disciplinas obrigatórias ligadas ao ensino de PLE, são elas: Metodologia em PLE (no sexto período) e Estágio Supervisionado de PLE (no sétimo período). Com isto em mente, o presente artigo aborda a importância dessas disciplinas para o curso de Letras Francês e, a partir das respostas obtidas via formulário enviado aos docentes do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU), busca-se investigar o porquê as outras graduações em Letras não ofertam disciplinas obrigatórias que tratem do ensino de PLE. Recorremos a teóricos como Knight (1999), Santos e Filho (2012) e Laforeste (2014) para compreendermos os conceitos de internacionalização, além disso, utilizamos os sites e documentos disponibilizados pela Universidade Federal de Uberlândia para analisarmos as propostas e ações de internacionalização da instituição, como por exemplo, o Programa de Internacionalização da UFU (PROINT/UFU). Assim, o artigo iniciará abordando brevemente um histórico do PLE na instituição, em seguida, qual é o impacto do processo de internacionalização na universidade e como isso está ligado à importância do ensino de PLE e por fim, a apresentação e análise das respostas obtidas no formulário enviado aos docentes sobre a ausência de disciplinas relacionadas ao PLE nas graduações em Letras da UFU. |
| Palabras clave: | PLE UFU Internacionalização Graduação em Letras Mundialização |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | MIRANDA, Queren Comesaña. A importância do PLE na UFU: ressonâncias, lacunas e perspectiva inclusiva. 2024. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45986 |
| Fecha de defensa: | 20-nov-2024 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| importânciaPLEUFU.pdf | 836.41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
