Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45960
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-9765-5231
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Título: Entre etnias, paraísos, sementes, morte e luto: artes visuais no ensino de geopolítica
Título(s) alternativo(s): Between ethnicities, lost paradises, seeds, death, and grief: the role of visual arts in teaching geopolitics
Autor(es): Lima, Atílio Alves de
Primeiro orientador: Silva, Silvia Maria Cintra da
Primeiro membro da banca: Barbosa, Tulio
Segundo membro da banca: Gomes, Gláucia Carvalho
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso propõe refletir sobre a utilização da arte como recurso didático no ensino de geopolítica, com foco em uma educação crítica e emancipadora na disciplina de Geografia. A partir da análise de obras de Mohamed Salem, Rosana Paulino, Eduardo Kobra e Ai Weiwei, busca-se demonstrar como a arte pode favorecer uma abordagem sensível e politizada de temas como conflitos territoriais, identidade, racismo, migrações, diversidade cultural, propaganda e regimes autoritários. Parte-se do entendimento de que a arte não apenas ilustra, mas provoca, tensiona saberes e amplia o olhar geográfico sobre as dinâmicas de poder e resistência que moldam o espaço. De natureza qualitativa e bibliográfica, a pesquisa fundamenta-se em autores como Paulo Freire, bell hooks, Ana Mae Barbosa, Achille Mbembe, Edward Said e Carlos Walter Porto-Gonçalves. A fotografia de Mohamed Salem é discutida a partir do conflito Israel-Palestina e das noções de colonialismo e etnocracia. “Paraíso Tropical”, de Rosana Paulino, é analisada como crítica às heranças da escravidão, à diáspora africana e ao racismo ambiental. O mural “Etnias”, de Kobra, é visto como defesa da pluralidade cultural. Já “Sunflower Seeds”, de Ai Weiwei, aponta para questões de censura, padronização e poder nos regimes autoritários. Conclui-se que o ensino de geopolítica, aliado à arte, pode estimular a criticidade, o engajamento ético e a ampliação das leituras de mundo dos estudantes. Nesse contexto, a arte não apenas representa o mundo: ela o contesta, o reinscreve e o torna visível em suas camadas mais profundas.
Abstract: This undergraduate thesis aims to reflect on the use of art as a didactic tool in the teaching of geopolitics, grounded in a critical and emancipatory educational perspective within the discipline of Geography. Through the analysis of works by Mohamed Salem, Rosana Paulino, Eduardo Kobra, and Ai Weiwei, the study explores how art can promote a sensitive and politically engaged approach to complex topics such as territorial conflicts, identity, structural racism, forced migrations, cultural diversity, propaganda, and authoritarian regimes. The research is based on the understanding that art does not merely illustrate content but provokes thought, challenges dominant narratives, and broadens the geographical gaze toward power and resistance dynamics. This qualitative and bibliographic research draws on theorists such as Paulo Freire, bell hooks, Ana Mae Barbosa, Achille Mbembe, Edward Said, and Carlos Walter Porto-Gonçalves. Mohamed Salem’s photograph is examined in light of the Israel-Palestine conflict and concepts like contemporary colonialism and ethnocracy. Rosana Paulino’s Paraíso Tropical is interpreted as a critical portrayal of the African diaspora, environmental racism, and symbolic violence rooted in slavery. Kobra’s mural Etnias is analyzed as an expression of global cultural diversity and a challenge to homogenized identities. Ai Weiwei’s installation Sunflower Seeds is read as a political. The study concludes that teaching geopolitics through art enhances critical thinking, broadens students' worldviews, and fosters ethical engagement with global inequalities. In this context, art does not merely depict the world, it denounces, reinvents, and reveals it in its most profound layers.
Palavras-chave: Arte-educação.
Art education
Geopolítica
Educação Crítica
Ensino de Geografia
Geopolitics
Geography teaching
Critical education
Representação
Representation.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, Atilio Alves. Entre Etnias, Paraísos, sementes, morte e luto: artes visuais no ensino de geopolítica. 2025. 57 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45960
Data de defesa: 9-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EntreEtniasParaísos.pdf13.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.