Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45954
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-1519-8504
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Aplicação das Técnicas de IHC para Avaliação de uma Ferramenta Complementar ao Ensino de Estatística
Autor(es): Silva Júnior, Clésio Rodrigues da
Primeiro orientador: Caetano, Daniel Stefany Duarte
Primeiro membro da banca: Rocha, Adriano Mendonça
Segundo membro da banca: Soares, Mara Alves
Terceiro membro da banca: Araújo, Rafael Dias
Quarto membro da banca: Miranda, Vânia de Fátima Lemes de
Resumo: Este trabalho investiga a aplicação de técnicas da Interação Humano-Computador (IHC) para avaliar e propor melhorias em uma ferramenta complementar ao ensino de estatística, com foco na usabilidade. Considerando os altos índices de evasão e dificuldade enfrentados por estudantes nesta disciplina, foram selecionadas funcionalidades básicas da estatística descritiva no ambiente RStudio, utilizando o pacote Rcmdr. A pesquisa adotou métodos como Análise Hierárquica de Tarefas (HTA), inspeção heurística e princípios do Design Universal (DU). As análises teóricas e por inspeção revelaram barreiras de uso na interface atual. Com base nesses resultados, foi desenvolvido um protótipo de alta fidelidade que incorpora as melhorias identificadas, visando tornar a ferramenta mais intuitiva e adequada ao contexto educacional. Espera-se que essa proposta contribua para facilitar o uso de recursos estatísticos por estudantes, promovendo um aprendizado mais acessível e direto.
Abstract: This paper investigates the application of Human-Computer Interaction (HCI) techniques to evaluate and propose improvements in a complementary tool for teaching statistics, with a focus on usability. Considering the high dropout rates and difficulties faced by students in this discipline, basic functionalities of descriptive statistics were selected in the RStudio environment, using the Rcmdr package. The research adopted methods such as Hierarchical Task Analysis (HTA), heuristic inspection and Universal Design (UD) principles. Theoretical and inspection analyses revealed barriers to use in the current interface. Based on these results, a high-fidelity prototype was developed that incorporates the identified improvements, aiming to make the tool more intuitive and suitable for the educational context. It is expected that this proposal will contribute to facilitating the use of statistical resources by students, promoting more accessible and direct learning.
Palavras-chave: Design Universal
Estatística
RCmdr
RStudio
Usabilidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA JÚNIOR, Clésio Rodrigues da. Aplicação das Técnicas de IHC para Avaliação de uma Ferramenta Complementar ao Ensino de Estatística. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45954
Data de defesa: 6-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AplicacaoTecnicasIHC.pdf2.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.