Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45954
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-1519-8504
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Aplicação das Técnicas de IHC para Avaliação de uma Ferramenta Complementar ao Ensino de Estatística
Author: Silva Júnior, Clésio Rodrigues da
First Advisor: Caetano, Daniel Stefany Duarte
First member of the Committee: Rocha, Adriano Mendonça
Second member of the Committee: Soares, Mara Alves
Third member of the Committee: Araújo, Rafael Dias
Fourth member of the Committee: Miranda, Vânia de Fátima Lemes de
Summary: Este trabalho investiga a aplicação de técnicas da Interação Humano-Computador (IHC) para avaliar e propor melhorias em uma ferramenta complementar ao ensino de estatística, com foco na usabilidade. Considerando os altos índices de evasão e dificuldade enfrentados por estudantes nesta disciplina, foram selecionadas funcionalidades básicas da estatística descritiva no ambiente RStudio, utilizando o pacote Rcmdr. A pesquisa adotou métodos como Análise Hierárquica de Tarefas (HTA), inspeção heurística e princípios do Design Universal (DU). As análises teóricas e por inspeção revelaram barreiras de uso na interface atual. Com base nesses resultados, foi desenvolvido um protótipo de alta fidelidade que incorpora as melhorias identificadas, visando tornar a ferramenta mais intuitiva e adequada ao contexto educacional. Espera-se que essa proposta contribua para facilitar o uso de recursos estatísticos por estudantes, promovendo um aprendizado mais acessível e direto.
Abstract: This paper investigates the application of Human-Computer Interaction (HCI) techniques to evaluate and propose improvements in a complementary tool for teaching statistics, with a focus on usability. Considering the high dropout rates and difficulties faced by students in this discipline, basic functionalities of descriptive statistics were selected in the RStudio environment, using the Rcmdr package. The research adopted methods such as Hierarchical Task Analysis (HTA), heuristic inspection and Universal Design (UD) principles. Theoretical and inspection analyses revealed barriers to use in the current interface. Based on these results, a high-fidelity prototype was developed that incorporates the identified improvements, aiming to make the tool more intuitive and suitable for the educational context. It is expected that this proposal will contribute to facilitating the use of statistical resources by students, promoting more accessible and direct learning.
Keywords: Design Universal
Estatística
RCmdr
RStudio
Usabilidade
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA JÚNIOR, Clésio Rodrigues da. Aplicação das Técnicas de IHC para Avaliação de uma Ferramenta Complementar ao Ensino de Estatística. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45954
Date of defense: 6-May-2025
Appears in Collections:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AplicacaoTecnicasIHC.pdf2.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.