Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45954
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-1519-8504
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Aplicação das Técnicas de IHC para Avaliação de uma Ferramenta Complementar ao Ensino de Estatística
Autor: Silva Júnior, Clésio Rodrigues da
Primer orientador: Caetano, Daniel Stefany Duarte
Primer miembro de la banca: Rocha, Adriano Mendonça
Segundo miembro de la banca: Soares, Mara Alves
Tercer miembro de la banca: Araújo, Rafael Dias
Cuarto miembro de la banca: Miranda, Vânia de Fátima Lemes de
Resumen: Este trabalho investiga a aplicação de técnicas da Interação Humano-Computador (IHC) para avaliar e propor melhorias em uma ferramenta complementar ao ensino de estatística, com foco na usabilidade. Considerando os altos índices de evasão e dificuldade enfrentados por estudantes nesta disciplina, foram selecionadas funcionalidades básicas da estatística descritiva no ambiente RStudio, utilizando o pacote Rcmdr. A pesquisa adotou métodos como Análise Hierárquica de Tarefas (HTA), inspeção heurística e princípios do Design Universal (DU). As análises teóricas e por inspeção revelaram barreiras de uso na interface atual. Com base nesses resultados, foi desenvolvido um protótipo de alta fidelidade que incorpora as melhorias identificadas, visando tornar a ferramenta mais intuitiva e adequada ao contexto educacional. Espera-se que essa proposta contribua para facilitar o uso de recursos estatísticos por estudantes, promovendo um aprendizado mais acessível e direto.
Abstract: This paper investigates the application of Human-Computer Interaction (HCI) techniques to evaluate and propose improvements in a complementary tool for teaching statistics, with a focus on usability. Considering the high dropout rates and difficulties faced by students in this discipline, basic functionalities of descriptive statistics were selected in the RStudio environment, using the Rcmdr package. The research adopted methods such as Hierarchical Task Analysis (HTA), heuristic inspection and Universal Design (UD) principles. Theoretical and inspection analyses revealed barriers to use in the current interface. Based on these results, a high-fidelity prototype was developed that incorporates the identified improvements, aiming to make the tool more intuitive and suitable for the educational context. It is expected that this proposal will contribute to facilitating the use of statistical resources by students, promoting more accessible and direct learning.
Palabras clave: Design Universal
Estatística
RCmdr
RStudio
Usabilidade
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA JÚNIOR, Clésio Rodrigues da. Aplicação das Técnicas de IHC para Avaliação de uma Ferramenta Complementar ao Ensino de Estatística. 2025. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45954
Fecha de defensa: 6-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AplicacaoTecnicasIHC.pdf2.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.