Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45928
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-9886-1939
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação dos prós e contras da substituição da soldagem semiautomática pela soldagem robótica mig/mag em termos de custo da operação.
Título(s) alternativo(s): Semiautomatic vs. robotic MIG/MAG welding: an evaluation of pros, cons, and operating costs.
Autor(es): Sanches Júnior, Enoch Vieira
Primeiro orientador: Ponomarov, Volodymyr
Primeiro membro da banca: Tokar, Anna
Segundo membro da banca: Filho, Edmundo Benedetti
Resumo: O processo de soldagem é um dos principais processos de fabricação mecânica, apresenta diferentes métodos de aplicação e muitas peculiaridades em relação à sua história e classificação. Dentre os processos de soldagem, destaca-se o processo MIG/MAG, criado em 1948 e que rapidamente se disseminou como um dos processos mais utilizados na atualidade. Esse processo, combinado com as tecnologias implementadas a partir da década de 60, os chamados robôs, pode apresentar vantagens em relação à sua forma de aplicação manual, cuja característica principal, o soldador, é substituído pelo robô. Portanto, através da análise de estudos acadêmicos, com ênfase em estudos de caso realizados em empresas em mais de um continente, realizou-se a avaliação dos prós e contras da substituição da soldagem semiautomática pela soldagem robótica em termos de custo da operação. Os custos são avaliados em termos físicos, de tempo e humanos, e são, quando explicitados, ressaltados como indicadores para tomadas de decisão. Após a avaliação de onze pesquisas, foi conclusivo que a maior vantagem da implementação do método de aplicação robotizado é o aumento da produção e a maior desvantagem, o alto custo de investimento.
Palavras-chave: Soldagem
Welding
MIG/MAG
Custos
Costs
Robótica
Robotics
Prós
Pros
Contras
Cons
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANCHES JUNIOR, Enoch Vieira. Avaliação dos prós e contras da substituição da soldagem semiautomática pela soldagem robótica MIG/MAG em termos de custo da operação. 2025. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45928
Data de defesa: 9-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoPrósContras.pdfTCC21.53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.