Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45915| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-3371-4296 |
| Tipo do documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Um caminho para o ensino de equações de segundo grau na educação básica |
| Título(s) alternativo(s): | An approach to teaching quadratic equations in basic education |
| Autor(es): | Costa Neto, Maurício Antônio da |
| Primeiro orientador: | Marin, Douglas |
| Primeiro membro da banca: | Zaqueu Xavier, Ana Cláudia Molina |
| Segundo membro da banca: | Barbosa, Fernando da Costa |
| Resumo: | Esta pesquisa busca uma aproximação entre a Educação Matemática teórica e a prática. Nesse sentido, foi desenvolvida a partir da formulação e proposição de uma sequência didática sobre o conteúdo de equações de segundo grau para alunos do nono ano do ensino fundamental. A pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta de investigação: como articular conhecimentos teóricos da Educação Matemática e organizá-los para mobilização no ensino de equações de segundo grau em turmas de nono ano do ensino fundamental? O objetivo central foi buscar uma articulação entre o conhecimento teórico da Educação Matemática e as suas mobilizações práticas em sala de aula. Em consonância com esse objetivo, foram delineados três objetivos específicos: (i) compreender como o ensino de equações de segundo grau tem sido conduzido em diferentes contextos educacionais no Brasil; (ii) construir um referencial teórico que abarca diversas tendências metodológicas presentes na Educação Matemática; e (iii) desenvolver e propor atividades pedagógicas que explorem essas tendências de forma aplicada ao ensino de equações de segundo grau. A pesquisa foi realizada inspirada em uma pesquisa narrativa, o que possibilitou a análise das atividades propostas, dos diálogos dos alunos, das interações entre os alunos e o professor e de outros elementos envolvidos na proposição da sequência didática. Como resultado, a pesquisa evidenciou as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) como um caminho a se propor uma união entre a Educação Matemática teórica e as suas articulações em sala de aula. Esperamos que esse trabalho contribua para uma maior aproximação entre as teorias e as práticas da Educação Matemática. |
| Abstract: | This research seeks to bridge the gap between theoretical and practical Mathematics Education. In this sense, it was developed from the formulation and proposition of a didactic sequence on quadratic equations for ninth-grade students in elementary school. The research was guided by the following investigative question: how to articulate theoretical knowledge from Mathematics Education and organize it for mobilization in the teaching of quadratic equations in ninth-grade classes of elementary school? The main objective was to establish a connection between theoretical knowledge of Mathematics Education and its practical applications in the classroom. In line with this objective, three specific goals were outlined: (i) to understand how the teaching of quadratic equations has been conducted in different educational contexts in Brazil; (ii) to construct a theoretical framework encompassing various methodological trends present in Mathematics Education; and (iii) to develop and propose pedagogical activities that explore these trends in an applied manner to the teaching of quadratic equations. The research was inspired by narrative inquiry, which allowed for the analysis of the proposed activities, student dialogues, interactions between students and the teacher, and other elements involved in the development of the didactic sequence. As a result, the research highlighted Digital Information and Communication Technologies (ICT) to propose a union between theoretical Mathematics Education and its applications in the classroom. We hope this work contributes to a closer relationship between the theories and practices of Mathematics Education. |
| Palavras-chave: | Educação Matemática Mathematics Education Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação Digital Information and Communication Technologies Sequência didática Didactic Sequence |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Assunto: | Ciência - Estudo ensino Educação básica Matemática - Estudo e ensino Equações - Soluções numéricas |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
| Referência: | COSTA NETO, Maurício Antônio da. Um caminho para o ensino de equações de segundo grau na educação básica. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.246. |
| Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.246 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45915 |
| Data de defesa: | 20-Fev-2025 |
| Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CaminhoParaEnsino.pdf | Dissertação | 3.58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
| EquaçõesQuadráticaSequencia.pdf | Produto educacional | 1.45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

