Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45915
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-3371-4296
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Um caminho para o ensino de equações de segundo grau na educação básica
Alternate title (s): An approach to teaching quadratic equations in basic education
Author: Costa Neto, Maurício Antônio da
First Advisor: Marin, Douglas
First member of the Committee: Zaqueu Xavier, Ana Cláudia Molina
Second member of the Committee: Barbosa, Fernando da Costa
Summary: Esta pesquisa busca uma aproximação entre a Educação Matemática teórica e a prática. Nesse sentido, foi desenvolvida a partir da formulação e proposição de uma sequência didática sobre o conteúdo de equações de segundo grau para alunos do nono ano do ensino fundamental. A pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta de investigação: como articular conhecimentos teóricos da Educação Matemática e organizá-los para mobilização no ensino de equações de segundo grau em turmas de nono ano do ensino fundamental? O objetivo central foi buscar uma articulação entre o conhecimento teórico da Educação Matemática e as suas mobilizações práticas em sala de aula. Em consonância com esse objetivo, foram delineados três objetivos específicos: (i) compreender como o ensino de equações de segundo grau tem sido conduzido em diferentes contextos educacionais no Brasil; (ii) construir um referencial teórico que abarca diversas tendências metodológicas presentes na Educação Matemática; e (iii) desenvolver e propor atividades pedagógicas que explorem essas tendências de forma aplicada ao ensino de equações de segundo grau. A pesquisa foi realizada inspirada em uma pesquisa narrativa, o que possibilitou a análise das atividades propostas, dos diálogos dos alunos, das interações entre os alunos e o professor e de outros elementos envolvidos na proposição da sequência didática. Como resultado, a pesquisa evidenciou as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) como um caminho a se propor uma união entre a Educação Matemática teórica e as suas articulações em sala de aula. Esperamos que esse trabalho contribua para uma maior aproximação entre as teorias e as práticas da Educação Matemática.
Abstract: This research seeks to bridge the gap between theoretical and practical Mathematics Education. In this sense, it was developed from the formulation and proposition of a didactic sequence on quadratic equations for ninth-grade students in elementary school. The research was guided by the following investigative question: how to articulate theoretical knowledge from Mathematics Education and organize it for mobilization in the teaching of quadratic equations in ninth-grade classes of elementary school? The main objective was to establish a connection between theoretical knowledge of Mathematics Education and its practical applications in the classroom. In line with this objective, three specific goals were outlined: (i) to understand how the teaching of quadratic equations has been conducted in different educational contexts in Brazil; (ii) to construct a theoretical framework encompassing various methodological trends present in Mathematics Education; and (iii) to develop and propose pedagogical activities that explore these trends in an applied manner to the teaching of quadratic equations. The research was inspired by narrative inquiry, which allowed for the analysis of the proposed activities, student dialogues, interactions between students and the teacher, and other elements involved in the development of the didactic sequence. As a result, the research highlighted Digital Information and Communication Technologies (ICT) to propose a union between theoretical Mathematics Education and its applications in the classroom. We hope this work contributes to a closer relationship between the theories and practices of Mathematics Education.
Keywords: Educação Matemática
Mathematics Education
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Digital Information and Communication Technologies
Sequência didática
Didactic Sequence
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Subject: Ciência - Estudo ensino
Educação básica
Matemática - Estudo e ensino
Equações - Soluções numéricas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: COSTA NETO, Maurício Antônio da. Um caminho para o ensino de equações de segundo grau na educação básica. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.246.
Document identifier: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.246
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45915
Date of defense: 20-Feb-2025
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CaminhoParaEnsino.pdfDissertação3.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
EquaçõesQuadráticaSequencia.pdfProduto educacional1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons