Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45915
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCosta Neto, Maurício Antônio da-
dc.date.accessioned2025-05-28T13:09:31Z-
dc.date.available2025-05-28T13:09:31Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationCOSTA NETO, Maurício Antônio da. Um caminho para o ensino de equações de segundo grau na educação básica. 2025. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.246.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45915-
dc.description.abstractThis research seeks to bridge the gap between theoretical and practical Mathematics Education. In this sense, it was developed from the formulation and proposition of a didactic sequence on quadratic equations for ninth-grade students in elementary school. The research was guided by the following investigative question: how to articulate theoretical knowledge from Mathematics Education and organize it for mobilization in the teaching of quadratic equations in ninth-grade classes of elementary school? The main objective was to establish a connection between theoretical knowledge of Mathematics Education and its practical applications in the classroom. In line with this objective, three specific goals were outlined: (i) to understand how the teaching of quadratic equations has been conducted in different educational contexts in Brazil; (ii) to construct a theoretical framework encompassing various methodological trends present in Mathematics Education; and (iii) to develop and propose pedagogical activities that explore these trends in an applied manner to the teaching of quadratic equations. The research was inspired by narrative inquiry, which allowed for the analysis of the proposed activities, student dialogues, interactions between students and the teacher, and other elements involved in the development of the didactic sequence. As a result, the research highlighted Digital Information and Communication Technologies (ICT) to propose a union between theoretical Mathematics Education and its applications in the classroom. We hope this work contributes to a closer relationship between the theories and practices of Mathematics Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectDigital Information and Communication Technologiespt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDidactic Sequencept_BR
dc.titleUm caminho para o ensino de equações de segundo grau na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeAn approach to teaching quadratic equations in basic educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Douglas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee1Zaqueu Xavier, Ana Cláudia Molina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Fernando da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8953646779705648pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7390032819320443pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca uma aproximação entre a Educação Matemática teórica e a prática. Nesse sentido, foi desenvolvida a partir da formulação e proposição de uma sequência didática sobre o conteúdo de equações de segundo grau para alunos do nono ano do ensino fundamental. A pesquisa foi norteada pela seguinte pergunta de investigação: como articular conhecimentos teóricos da Educação Matemática e organizá-los para mobilização no ensino de equações de segundo grau em turmas de nono ano do ensino fundamental? O objetivo central foi buscar uma articulação entre o conhecimento teórico da Educação Matemática e as suas mobilizações práticas em sala de aula. Em consonância com esse objetivo, foram delineados três objetivos específicos: (i) compreender como o ensino de equações de segundo grau tem sido conduzido em diferentes contextos educacionais no Brasil; (ii) construir um referencial teórico que abarca diversas tendências metodológicas presentes na Educação Matemática; e (iii) desenvolver e propor atividades pedagógicas que explorem essas tendências de forma aplicada ao ensino de equações de segundo grau. A pesquisa foi realizada inspirada em uma pesquisa narrativa, o que possibilitou a análise das atividades propostas, dos diálogos dos alunos, das interações entre os alunos e o professor e de outros elementos envolvidos na proposição da sequência didática. Como resultado, a pesquisa evidenciou as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) como um caminho a se propor uma união entre a Educação Matemática teórica e as suas articulações em sala de aula. Esperamos que esse trabalho contribua para uma maior aproximação entre as teorias e as práticas da Educação Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration122pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.246pt_BR
dc.orcid.putcode184985644-
dc.crossref.doibatchide6064e57-e84c-4cfa-96c4-91a782661127-
dc.subject.autorizadoCiência - Estudo ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação básicapt_BR
dc.subject.autorizadoMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEquações - Soluções numéricaspt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CaminhoParaEnsino.pdfDissertação3.58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
EquaçõesQuadráticaSequencia.pdfProduto educacional1.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons