Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45871| ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-1737-0845 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Sequência didática sobre barragens e impactos socioambientais: Proposta para o ensino de Geografia |
| Autor: | Vasconcellos Júnior, Fernando César dos Reis |
| Primer orientador: | Gonçalves, Amanda Regina |
| Primer miembro de la banca: | Pereira, Juliana Sousa |
| Segundo miembro de la banca: | Gomes, Gláucia Carvalho |
| Resumen: | Este trabalho apresenta a elaboração de uma sequência didática sobre barragens e seus impactos socioambientais, destinada ao ensino de Geografia para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com base numa experiência prática realizada no Parque Municipal do Sabiá, em Uberlândia-MG. A partir de atividades desenvolvidas no Projeto Interdisciplinar, do Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura da UFU identificou-se a dificuldade dos alunos em compreender a funcionalidade e os efeitos das barragens no ambiente. Partindo desse diagnóstico, o autor propõe um material educativo que articula conceitos históricos, geográficos e socioambientais relacionados às barragens e hidrelétricas. Nele teremos uma apresentação do que é a sequência e uma proposta de como trabalhar com ela, posteriormente a apresentação de um histórico de barragens, sua importância e seus impactos, terminando com a elaboração de uma sequência didática que aborde o tema das barragens. |
| Abstract: | This work presents the development of a didactic sequence about dams and their socio-environmental impacts, aimed at teaching Geography to 6th-grade students in elementary school. It is based on a practical experience carried out at the Sabiá Municipal Park in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. From activities developed in the Interdisciplinary Project of the Undergraduate Geography Teaching Program at UFU, students’ difficulties in understanding the function and effects of dams on the environment were identified. Based on this diagnosis, the author proposes educational material that connects historical, geographical, and socio-environmental concepts related to dams and hydroelectric plants. The work includes an introduction to the didactic sequence and suggestions on how to apply it, followed by a historical overview of dams, their importance and impacts, and concludes with the elaboration of a didactic sequence that addresses the topic of dams.Vasc |
| Palabras clave: | Ensino de Geografia Geography education Sequência didática Didactic sequence Barragens Dams Socioambiental Socio-environmental impacts |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | VASCONCELLOS JÚNIOR, Fernando César dos Reis. Sequência didática sobre barragens e impactos socioambientais: Proposta para o ensino de Geografia. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45871 |
| Fecha de defensa: | 28-abr-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia (Uberlândia) |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| SequênciaDidáticaBarragens.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
