Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45871
ORCID: | ![]() |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Sequência didática sobre barragens e impactos socioambientais: Proposta para o ensino de Geografia |
Autor(es): | Vasconcellos Júnior, Fernando César dos Reis |
Primeiro orientador: | Gonçalves, Amanda Regina |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Juliana Sousa |
Segundo membro da banca: | Gomes, Gláucia Carvalho |
Resumo: | Este trabalho apresenta a elaboração de uma sequência didática sobre barragens e seus impactos socioambientais, destinada ao ensino de Geografia para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com base numa experiência prática realizada no Parque Municipal do Sabiá, em Uberlândia-MG. A partir de atividades desenvolvidas no Projeto Interdisciplinar, do Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura da UFU identificou-se a dificuldade dos alunos em compreender a funcionalidade e os efeitos das barragens no ambiente. Partindo desse diagnóstico, o autor propõe um material educativo que articula conceitos históricos, geográficos e socioambientais relacionados às barragens e hidrelétricas. Nele teremos uma apresentação do que é a sequência e uma proposta de como trabalhar com ela, posteriormente a apresentação de um histórico de barragens, sua importância e seus impactos, terminando com a elaboração de uma sequência didática que aborde o tema das barragens. |
Abstract: | This work presents the development of a didactic sequence about dams and their socio-environmental impacts, aimed at teaching Geography to 6th-grade students in elementary school. It is based on a practical experience carried out at the Sabiá Municipal Park in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. From activities developed in the Interdisciplinary Project of the Undergraduate Geography Teaching Program at UFU, students’ difficulties in understanding the function and effects of dams on the environment were identified. Based on this diagnosis, the author proposes educational material that connects historical, geographical, and socio-environmental concepts related to dams and hydroelectric plants. The work includes an introduction to the didactic sequence and suggestions on how to apply it, followed by a historical overview of dams, their importance and impacts, and concludes with the elaboration of a didactic sequence that addresses the topic of dams.Vasc |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Geography education Sequência didática Didactic sequence Barragens Dams Socioambiental Socio-environmental impacts |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | VASCONCELLOS JÚNIOR, Fernando César dos Reis. Sequência didática sobre barragens e impactos socioambientais: Proposta para o ensino de Geografia. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45871 |
Data de defesa: | 28-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SequênciaDidáticaBarragens.pdf | 2.38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons