Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45871
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVasconcellos Júnior, Fernando César dos Reis-
dc.date.accessioned2025-05-27T13:09:43Z-
dc.date.available2025-05-27T13:09:43Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationVASCONCELLOS JÚNIOR, Fernando César dos Reis. Sequência didática sobre barragens e impactos socioambientais: Proposta para o ensino de Geografia. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45871-
dc.description.abstractThis work presents the development of a didactic sequence about dams and their socio-environmental impacts, aimed at teaching Geography to 6th-grade students in elementary school. It is based on a practical experience carried out at the Sabiá Municipal Park in Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. From activities developed in the Interdisciplinary Project of the Undergraduate Geography Teaching Program at UFU, students’ difficulties in understanding the function and effects of dams on the environment were identified. Based on this diagnosis, the author proposes educational material that connects historical, geographical, and socio-environmental concepts related to dams and hydroelectric plants. The work includes an introduction to the didactic sequence and suggestions on how to apply it, followed by a historical overview of dams, their importance and impacts, and concludes with the elaboration of a didactic sequence that addresses the topic of dams.Vascpt_BR
dc.description.sponsorshipUF - Universidade da Flóridapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeography educationpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectBarragenspt_BR
dc.subjectDamspt_BR
dc.subjectSocioambientalpt_BR
dc.subjectSocio-environmental impactspt_BR
dc.titleSequência didática sobre barragens e impactos socioambientais: Proposta para o ensino de Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Amanda Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081674976938685pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Juliana Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4982467322174391pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Gláucia Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5307861621449228pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6668131554728611pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a elaboração de uma sequência didática sobre barragens e seus impactos socioambientais, destinada ao ensino de Geografia para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com base numa experiência prática realizada no Parque Municipal do Sabiá, em Uberlândia-MG. A partir de atividades desenvolvidas no Projeto Interdisciplinar, do Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura da UFU identificou-se a dificuldade dos alunos em compreender a funcionalidade e os efeitos das barragens no ambiente. Partindo desse diagnóstico, o autor propõe um material educativo que articula conceitos históricos, geográficos e socioambientais relacionados às barragens e hidrelétricas. Nele teremos uma apresentação do que é a sequência e uma proposta de como trabalhar com ela, posteriormente a apresentação de um histórico de barragens, sua importância e seus impactos, terminando com a elaboração de uma sequência didática que aborde o tema das barragens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode184908099-
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SequênciaDidáticaBarragens.pdf2.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons