Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45866
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-9946-0551
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Educação financeira de estudantes de Ciências Contábeis: uma investigação pré e pós-adoção da curricularização da BNCC
Título(s) alternativo(s): Financial education of Accounting students: a pre and post-adoption investigation of the BNCC curriculum Integration
Autor(es): Silva, Karolyne Costa da
Primeiro orientador: Botinha, Reiner Alves
Primeiro membro da banca: Review, Blind
Segundo membro da banca: Review, Blind
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a associação da inserção da educação financeira no Ensino médio, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas atitudes de consumo, poupança e investimento dos estudantes do curso de Ciências Contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, sendo realizada por meio de levantamento de dados. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de um questionário a estudantes de uma instituição de ensino superior no estado de Minas Gerais respondido por 159 estudantes. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes teve pouco ou nenhum contato com conteúdo de educação financeira durante o ensino médio, o que se associa negativamente em suas decisões financeiras. Infere-se que a implementação da educação financeira na educação básica pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de comportamentos financeiros mais conscientes,
Abstract: This study aims to analyze the association between the inclusion of financial education in high school, as proposed by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and the consumption, saving, and investment attitudes of students in the Accounting Sciences. It is a descriptive research study with a qualitative approach, conducted through data collection. Data were gathered by administering a questionnaire to students from a higher education institution in the state of Minas Gerais, answered by 159 students. The results indicated that most participants had little or no contact with financial education content during high school, which negatively impacted their financial practices. It is concluded that the implementation of financial education in basic education can significantly contribute to the development of more conscious financial behaviors.
Palavras-chave: Educação financeira
Financial eduacation
Investimento
Investment
Finanças
Fiannces
Consumo
Consumption
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Karolyne Costa da. Educação financeira de estudantes de Ciências Contábeis: uma investigação pré e pós-adoção da curricularização da BNCC. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45866
Data de defesa: 3-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoFinanceiraEstudantes.pdfTCC351.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons