Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45866
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-9946-0551
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Educação financeira de estudantes de Ciências Contábeis: uma investigação pré e pós-adoção da curricularização da BNCC
Título (s) alternativo (s): Financial education of Accounting students: a pre and post-adoption investigation of the BNCC curriculum Integration
Autor: Silva, Karolyne Costa da
Primer orientador: Botinha, Reiner Alves
Primer miembro de la banca: Review, Blind
Segundo miembro de la banca: Review, Blind
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo analisar a associação da inserção da educação financeira no Ensino médio, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas atitudes de consumo, poupança e investimento dos estudantes do curso de Ciências Contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, sendo realizada por meio de levantamento de dados. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de um questionário a estudantes de uma instituição de ensino superior no estado de Minas Gerais respondido por 159 estudantes. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes teve pouco ou nenhum contato com conteúdo de educação financeira durante o ensino médio, o que se associa negativamente em suas decisões financeiras. Infere-se que a implementação da educação financeira na educação básica pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de comportamentos financeiros mais conscientes,
Abstract: This study aims to analyze the association between the inclusion of financial education in high school, as proposed by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and the consumption, saving, and investment attitudes of students in the Accounting Sciences. It is a descriptive research study with a qualitative approach, conducted through data collection. Data were gathered by administering a questionnaire to students from a higher education institution in the state of Minas Gerais, answered by 159 students. The results indicated that most participants had little or no contact with financial education content during high school, which negatively impacted their financial practices. It is concluded that the implementation of financial education in basic education can significantly contribute to the development of more conscious financial behaviors.
Palabras clave: Educação financeira
Financial eduacation
Investimento
Investment
Finanças
Fiannces
Consumo
Consumption
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SILVA, Karolyne Costa da. Educação financeira de estudantes de Ciências Contábeis: uma investigação pré e pós-adoção da curricularização da BNCC. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45866
Fecha de defensa: 3-abr-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducacaoFinanceiraEstudantes.pdfTCC351.59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons