Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45866
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Karolyne Costa da-
dc.date.accessioned2025-05-27T12:42:22Z-
dc.date.available2025-05-27T12:42:22Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.identifier.citationSILVA, Karolyne Costa da. Educação financeira de estudantes de Ciências Contábeis: uma investigação pré e pós-adoção da curricularização da BNCC. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45866-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the association between the inclusion of financial education in high school, as proposed by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and the consumption, saving, and investment attitudes of students in the Accounting Sciences. It is a descriptive research study with a qualitative approach, conducted through data collection. Data were gathered by administering a questionnaire to students from a higher education institution in the state of Minas Gerais, answered by 159 students. The results indicated that most participants had little or no contact with financial education content during high school, which negatively impacted their financial practices. It is concluded that the implementation of financial education in basic education can significantly contribute to the development of more conscious financial behaviors.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial eduacationpt_BR
dc.subjectInvestimentopt_BR
dc.subjectInvestmentpt_BR
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectFianncespt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.titleEducação financeira de estudantes de Ciências Contábeis: uma investigação pré e pós-adoção da curricularização da BNCCpt_BR
dc.title.alternativeFinancial education of Accounting students: a pre and post-adoption investigation of the BNCC curriculum Integrationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Botinha, Reiner Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9846302370483665pt_BR
dc.contributor.referee1Review, Blind-
dc.contributor.referee1LattesXpt_BR
dc.contributor.referee2Review, Blind-
dc.contributor.referee2LattesXpt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a associação da inserção da educação financeira no Ensino médio, conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas atitudes de consumo, poupança e investimento dos estudantes do curso de Ciências Contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, sendo realizada por meio de levantamento de dados. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação de um questionário a estudantes de uma instituição de ensino superior no estado de Minas Gerais respondido por 159 estudantes. Os resultados indicaram que a maioria dos participantes teve pouco ou nenhum contato com conteúdo de educação financeira durante o ensino médio, o que se associa negativamente em suas decisões financeiras. Infere-se que a implementação da educação financeira na educação básica pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de comportamentos financeiros mais conscientes,pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration17pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode184905278-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EducacaoFinanceiraEstudantes.pdfTCC351.59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons