Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45863
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-5017-1772
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Práticas pedagógicas de ensino de música na educação infantil em uma escola confessional: uma reflexão a partir de planos de aula
Autor(es): Borges, Nadine Soares Freire
Primeiro orientador: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza
Primeiro membro da banca: Silva, Ruth de Sousa Ferreira
Segundo membro da banca: Morato, Cíntia Thais
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre os conteúdos e procedimentos metodológicos de ensino de música na educação infantil, a partir dos meus planos de aula de musicalização na escola confessional “Escola Cristã de Uberaba” (Uberaba- MG), cujos princípios se baseiam no cristianismo. Quanto aos objetivos específicos estabeleceu-se 1) Identificar os conteúdos musicais nos planos de aula; 2) Identificar o repertório musical; 3) Refletir sobre as atividades propostas; 4) Identificar as concepções pedagógicas; 5) Identificar os procedimentos metodológicos nos planos de aula de musicalização. Tomando como referência para análise Bardin (1977) e Franco (2012), foi possível realizar inferências acerca dos planos de aulas. A análise mostrou que as aulas de música na escola confessional são guiadas pela filosofia que orienta as demais práticas pedagógicas da instituição. Nos planos de aula feitos para a Escola Cristã de Uberaba, foi possível perceber que os conteúdos e o repertório musical selecionado para as aulas seguem os princípios do cristianismo, apresentando conteúdos que conectam o ensino de música com a conduta cristã e as histórias bíblicas. Ressalta-se que o repertório trabalhado equilibra canções cristãs e canções seculares. Portanto, o professor que opta por trabalhar em uma escola confessional, precisa conhecer não somente os aspectos da linguagem musical, mas também os princípios filosóficos em que a escola se baseia para inclui-los e conectá-los com a sua prática pedagógica.
Palavras-chave: ensino de música
escola confessional
planos de aula
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Nadine Soares Freire. Práticas pedagógicas de ensino de música na educação infantil em uma escola confessional: uma reflexão a partir de planos de aula. 2025. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45863
Data de defesa: 15-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PráticasPedagógicaEnsino.pdfTCC1.58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.