Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45863| ORCID: | http://orcid.org/0009-0003-5017-1772 |
| Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
| Título: | Práticas pedagógicas de ensino de música na educação infantil em uma escola confessional: uma reflexão a partir de planos de aula |
| Autor: | Borges, Nadine Soares Freire |
| Primer orientador: | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza |
| Primer miembro de la banca: | Silva, Ruth de Sousa Ferreira |
| Segundo miembro de la banca: | Morato, Cíntia Thais |
| Resumen: | Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre os conteúdos e procedimentos metodológicos de ensino de música na educação infantil, a partir dos meus planos de aula de musicalização na escola confessional “Escola Cristã de Uberaba” (Uberaba- MG), cujos princípios se baseiam no cristianismo. Quanto aos objetivos específicos estabeleceu-se 1) Identificar os conteúdos musicais nos planos de aula; 2) Identificar o repertório musical; 3) Refletir sobre as atividades propostas; 4) Identificar as concepções pedagógicas; 5) Identificar os procedimentos metodológicos nos planos de aula de musicalização. Tomando como referência para análise Bardin (1977) e Franco (2012), foi possível realizar inferências acerca dos planos de aulas. A análise mostrou que as aulas de música na escola confessional são guiadas pela filosofia que orienta as demais práticas pedagógicas da instituição. Nos planos de aula feitos para a Escola Cristã de Uberaba, foi possível perceber que os conteúdos e o repertório musical selecionado para as aulas seguem os princípios do cristianismo, apresentando conteúdos que conectam o ensino de música com a conduta cristã e as histórias bíblicas. Ressalta-se que o repertório trabalhado equilibra canções cristãs e canções seculares. Portanto, o professor que opta por trabalhar em uma escola confessional, precisa conhecer não somente os aspectos da linguagem musical, mas também os princípios filosóficos em que a escola se baseia para inclui-los e conectá-los com a sua prática pedagógica. |
| Palabras clave: | ensino de música escola confessional planos de aula |
| Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Cita: | BORGES, Nadine Soares Freire. Práticas pedagógicas de ensino de música na educação infantil em uma escola confessional: uma reflexão a partir de planos de aula. 2025. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025. |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45863 |
| Fecha de defensa: | 15-may-2025 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Música |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PráticasPedagógicaEnsino.pdf | TCC | 1.58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
