Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45863
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Práticas pedagógicas de ensino de música na educação infantil em uma escola confessional: uma reflexão a partir de planos de aula |
Author: | Borges, Nadine Soares Freire |
First Advisor: | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza |
First member of the Committee: | Silva, Ruth de Sousa Ferreira |
Second member of the Committee: | Morato, Cíntia Thais |
Summary: | Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre os conteúdos e procedimentos metodológicos de ensino de música na educação infantil, a partir dos meus planos de aula de musicalização na escola confessional “Escola Cristã de Uberaba” (Uberaba- MG), cujos princípios se baseiam no cristianismo. Quanto aos objetivos específicos estabeleceu-se 1) Identificar os conteúdos musicais nos planos de aula; 2) Identificar o repertório musical; 3) Refletir sobre as atividades propostas; 4) Identificar as concepções pedagógicas; 5) Identificar os procedimentos metodológicos nos planos de aula de musicalização. Tomando como referência para análise Bardin (1977) e Franco (2012), foi possível realizar inferências acerca dos planos de aulas. A análise mostrou que as aulas de música na escola confessional são guiadas pela filosofia que orienta as demais práticas pedagógicas da instituição. Nos planos de aula feitos para a Escola Cristã de Uberaba, foi possível perceber que os conteúdos e o repertório musical selecionado para as aulas seguem os princípios do cristianismo, apresentando conteúdos que conectam o ensino de música com a conduta cristã e as histórias bíblicas. Ressalta-se que o repertório trabalhado equilibra canções cristãs e canções seculares. Portanto, o professor que opta por trabalhar em uma escola confessional, precisa conhecer não somente os aspectos da linguagem musical, mas também os princípios filosóficos em que a escola se baseia para inclui-los e conectá-los com a sua prática pedagógica. |
Keywords: | ensino de música escola confessional planos de aula |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | BORGES, Nadine Soares Freire. Práticas pedagógicas de ensino de música na educação infantil em uma escola confessional: uma reflexão a partir de planos de aula. 2025. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45863 |
Date of defense: | 15-May-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PráticasPedagógicaEnsino.pdf | TCC | 1.58 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.