Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45863
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBorges, Nadine Soares Freire-
dc.date.accessioned2025-05-26T23:40:12Z-
dc.date.available2025-05-26T23:40:12Z-
dc.date.issued2025-05-15-
dc.identifier.citationBORGES, Nadine Soares Freire. Práticas pedagógicas de ensino de música na educação infantil em uma escola confessional: uma reflexão a partir de planos de aula. 2025. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45863-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectensino de músicapt_BR
dc.subjectescola confessionalpt_BR
dc.subjectplanos de aulapt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas de ensino de música na educação infantil em uma escola confessional: uma reflexão a partir de planos de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Cristina Lemes de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ruth de Sousa Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7496442091685698pt_BR
dc.contributor.referee2Morato, Cíntia Thais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1504915383320639pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8703327507285331pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo refletir sobre os conteúdos e procedimentos metodológicos de ensino de música na educação infantil, a partir dos meus planos de aula de musicalização na escola confessional “Escola Cristã de Uberaba” (Uberaba- MG), cujos princípios se baseiam no cristianismo. Quanto aos objetivos específicos estabeleceu-se 1) Identificar os conteúdos musicais nos planos de aula; 2) Identificar o repertório musical; 3) Refletir sobre as atividades propostas; 4) Identificar as concepções pedagógicas; 5) Identificar os procedimentos metodológicos nos planos de aula de musicalização. Tomando como referência para análise Bardin (1977) e Franco (2012), foi possível realizar inferências acerca dos planos de aulas. A análise mostrou que as aulas de música na escola confessional são guiadas pela filosofia que orienta as demais práticas pedagógicas da instituição. Nos planos de aula feitos para a Escola Cristã de Uberaba, foi possível perceber que os conteúdos e o repertório musical selecionado para as aulas seguem os princípios do cristianismo, apresentando conteúdos que conectam o ensino de música com a conduta cristã e as histórias bíblicas. Ressalta-se que o repertório trabalhado equilibra canções cristãs e canções seculares. Portanto, o professor que opta por trabalhar em uma escola confessional, precisa conhecer não somente os aspectos da linguagem musical, mas também os princípios filosóficos em que a escola se baseia para inclui-los e conectá-los com a sua prática pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration94pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode184826993-
Aparece en las colecciones:TCC - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PráticasPedagógicaEnsino.pdfTCC1.58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.