Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45863Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Borges, Nadine Soares Freire | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-26T23:40:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-26T23:40:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| dc.identifier.citation | BORGES, Nadine Soares Freire. Práticas pedagógicas de ensino de música na educação infantil em uma escola confessional: uma reflexão a partir de planos de aula. 2025. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45863 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | ensino de música | pt_BR |
| dc.subject | escola confessional | pt_BR |
| dc.subject | planos de aula | pt_BR |
| dc.title | Práticas pedagógicas de ensino de música na educação infantil em uma escola confessional: uma reflexão a partir de planos de aula | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Maria Cristina Lemes de Souza | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1728366266335376 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Ruth de Sousa Ferreira | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7496442091685698 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Morato, Cíntia Thais | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1504915383320639 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8703327507285331 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre os conteúdos e procedimentos metodológicos de ensino de música na educação infantil, a partir dos meus planos de aula de musicalização na escola confessional “Escola Cristã de Uberaba” (Uberaba- MG), cujos princípios se baseiam no cristianismo. Quanto aos objetivos específicos estabeleceu-se 1) Identificar os conteúdos musicais nos planos de aula; 2) Identificar o repertório musical; 3) Refletir sobre as atividades propostas; 4) Identificar as concepções pedagógicas; 5) Identificar os procedimentos metodológicos nos planos de aula de musicalização. Tomando como referência para análise Bardin (1977) e Franco (2012), foi possível realizar inferências acerca dos planos de aulas. A análise mostrou que as aulas de música na escola confessional são guiadas pela filosofia que orienta as demais práticas pedagógicas da instituição. Nos planos de aula feitos para a Escola Cristã de Uberaba, foi possível perceber que os conteúdos e o repertório musical selecionado para as aulas seguem os princípios do cristianismo, apresentando conteúdos que conectam o ensino de música com a conduta cristã e as histórias bíblicas. Ressalta-se que o repertório trabalhado equilibra canções cristãs e canções seculares. Portanto, o professor que opta por trabalhar em uma escola confessional, precisa conhecer não somente os aspectos da linguagem musical, mas também os princípios filosóficos em que a escola se baseia para inclui-los e conectá-los com a sua prática pedagógica. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Música | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 94 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 184826993 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Música | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PráticasPedagógicaEnsino.pdf | TCC | 1.58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
