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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-1549-1194
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Sobre a preferência do processo de rebitagem em relação a soldagem na fabricação de aeronaves
Author: Bandeira, Murilo Passos
First Advisor: Ponomarov, Volodymyr
First member of the Committee: Tokar, Anna
Second member of the Committee: Alves, Victor Eduardo Silva
Summary: Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de justificar a predominância de elementos rebitados em relação aos soldados nas estruturas aeronáuticas. Inicialmente, foram estudados cinco métodos de soldagem com aplicação na indústria aeroespacial — FSW, LBW,EBW, PAW e RSW — destacando suas características, princípios de funcionamento, vantagens e limitações técnicas. Em seguida, realizou-se uma comparação entre esses processos e as juntas rebitadas, com foco na capacidade mecânica das uniões. Também foi abordado o processo de rebitagem em si, identificando seus pontos fortes e fracos, bem como possíveis melhorias que os métodos de soldagem poderiam proporcionar. Na sequência, foram analisados aspectos produtivos e econômicos dos processos de soldagem, especialmente FSW e RSW, cujos dados demonstram maior aceitação industrial devido à simplicidade, automatização e qualidade de junta. A análise mostrou que, do ponto de vista técnico e mecânico, a soldagem não apresenta desvantagens significativas em relação ao rebitamento. No entanto, a predominância das juntas rebitadas se justifica por fatores operacionais, especialmente no que diz respeito à facilidade de inspeção, desmontagem e manutenção, essenciais em um setor que exige extrema confiabilidade e segurança. Assim, conclui-se que a transição para o uso predominante de juntas soldadas dependeria de uma reestruturação profunda nos processos e regulamentações da aviação, o que demanda tempo, testes e comprovação contínua de resultados positivos.
Abstract: This work presents a bibliographic review aimed at justifying the predominance of riveted over welded joints in aeronautical structures. Initially, five welding methods with aerospace applications were studied — Friction Stir Welding (FSW), Laser Beam Welding (LBW), Electron Beam Welding (EBW), Plasma Arc Welding (PAW), and Resistance Spot Welding (RSW) — highlighting their principles, advantages, limitations, and suitability for joining low-weldability, lightweight, reflective, and often dissimilar materials such as aluminum and titanium alloys. A comparative analysis was then conducted between these welding techniques and riveted joints, focusing on the mechanical performance of each type of joint. The study also included a detailed overview of the riveting process in aeronautical structures, identifying its strengths and weaknesses and exploring potential improvements through welding alternatives. Subsequently, a review of productivity and application costs of the welding methods was carried out, with relevant data primarily available for FSW and RSW. The analytical findings indicate that welding processes do not exhibit significant mechanical disadvantages compared to riveted joints and, in some cases, even demonstrate superior performance. FSW and RSW, in particular, show greater industrial adoption due to their lower cost, high automation potential, and excellent joint quality. However, the continued dominance of riveted joints is primarily justified by operational factors, such as ease of inspection, disassembly, and maintenance — all critical in an industry that prioritizes safety and reliability. Therefore, a widespread shift toward welded joints would require profound changes in aviation maintenance procedures, regulations, and operational standards, necessitating long-term testing and consistent positive results before a true transition can occur.
Keywords: Estruturas aeronáuticas
Aeronautical structures
Soldagem
Manutenção aeronáutica
Rebitagem
Riveting
Friction Stir Welding (FSW)
Welding
Aircraft maintenance
Friction Stir Welding (FSW)
Resistance Spot Welding (RSW)
Area (s) of CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: BANDEIRA, Murilo Passos. Sobre a preferência do processo de rebitagem em relação a soldagem na fabricação de aeronaves. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45853
Date of defense: 9-May-2025
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

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