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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorBandeira, Murilo Passos-
dc.date.accessioned2025-05-26T19:01:50Z-
dc.date.available2025-05-26T19:01:50Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationBANDEIRA, Murilo Passos. Sobre a preferência do processo de rebitagem em relação a soldagem na fabricação de aeronaves. 2025. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45853-
dc.description.abstractThis work presents a bibliographic review aimed at justifying the predominance of riveted over welded joints in aeronautical structures. Initially, five welding methods with aerospace applications were studied — Friction Stir Welding (FSW), Laser Beam Welding (LBW), Electron Beam Welding (EBW), Plasma Arc Welding (PAW), and Resistance Spot Welding (RSW) — highlighting their principles, advantages, limitations, and suitability for joining low-weldability, lightweight, reflective, and often dissimilar materials such as aluminum and titanium alloys. A comparative analysis was then conducted between these welding techniques and riveted joints, focusing on the mechanical performance of each type of joint. The study also included a detailed overview of the riveting process in aeronautical structures, identifying its strengths and weaknesses and exploring potential improvements through welding alternatives. Subsequently, a review of productivity and application costs of the welding methods was carried out, with relevant data primarily available for FSW and RSW. The analytical findings indicate that welding processes do not exhibit significant mechanical disadvantages compared to riveted joints and, in some cases, even demonstrate superior performance. FSW and RSW, in particular, show greater industrial adoption due to their lower cost, high automation potential, and excellent joint quality. However, the continued dominance of riveted joints is primarily justified by operational factors, such as ease of inspection, disassembly, and maintenance — all critical in an industry that prioritizes safety and reliability. Therefore, a widespread shift toward welded joints would require profound changes in aviation maintenance procedures, regulations, and operational standards, necessitating long-term testing and consistent positive results before a true transition can occur.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEstruturas aeronáuticaspt_BR
dc.subjectAeronautical structurespt_BR
dc.subjectSoldagempt_BR
dc.subjectManutenção aeronáuticapt_BR
dc.subjectRebitagempt_BR
dc.subjectRivetingpt_BR
dc.subjectFriction Stir Welding (FSW)pt_BR
dc.subjectWeldingpt_BR
dc.subjectAircraft maintenancept_BR
dc.subjectFriction Stir Welding (FSW)pt_BR
dc.subjectResistance Spot Welding (RSW)pt_BR
dc.titleSobre a preferência do processo de rebitagem em relação a soldagem na fabricação de aeronavespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ponomarov, Volodymyr-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6130208396237754pt_BR
dc.contributor.referee1Tokar, Anna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9796302488239419pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Victor Eduardo Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9034950795813357pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de justificar a predominância de elementos rebitados em relação aos soldados nas estruturas aeronáuticas. Inicialmente, foram estudados cinco métodos de soldagem com aplicação na indústria aeroespacial — FSW, LBW,EBW, PAW e RSW — destacando suas características, princípios de funcionamento, vantagens e limitações técnicas. Em seguida, realizou-se uma comparação entre esses processos e as juntas rebitadas, com foco na capacidade mecânica das uniões. Também foi abordado o processo de rebitagem em si, identificando seus pontos fortes e fracos, bem como possíveis melhorias que os métodos de soldagem poderiam proporcionar. Na sequência, foram analisados aspectos produtivos e econômicos dos processos de soldagem, especialmente FSW e RSW, cujos dados demonstram maior aceitação industrial devido à simplicidade, automatização e qualidade de junta. A análise mostrou que, do ponto de vista técnico e mecânico, a soldagem não apresenta desvantagens significativas em relação ao rebitamento. No entanto, a predominância das juntas rebitadas se justifica por fatores operacionais, especialmente no que diz respeito à facilidade de inspeção, desmontagem e manutenção, essenciais em um setor que exige extrema confiabilidade e segurança. Assim, conclui-se que a transição para o uso predominante de juntas soldadas dependeria de uma reestruturação profunda nos processos e regulamentações da aviação, o que demanda tempo, testes e comprovação contínua de resultados positivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.orcid.putcode184826231-
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecânica

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