Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45783
ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-5622-6510
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: "Em que espelho ficou perdida minha face?": fabricação e recepção do mito Frida Kahlo na perspectiva Latino-Americana
Título (s) alternativo (s): "In which mirror is my face lost?": creation and reception of the Frida Kahlo myth from a Latin American perspective
Autor: Soares, Lara Botelho
Primer orientador: Campo, Mônica Brincalepe
Primer miembro de la banca: Simião, Suelen Caldas de Sousa
Segundo miembro de la banca: Piassi, Vinícius Alexandre Rocha
Resumen: Esta monografia investiga a construção e recepção da imagem de Frida Kahlo a partir de uma perspectiva latino-americana, analisando como sua figura foi transformada em mito cultural ao longo do tempo. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, o trabalho articula conceitos como aura (Walter Benjamin), cultura híbrida e recepção (Néstor García Canclini), capital simbólico e indústria cultural, situando Frida entre a resistência política e a mercantilização estética. A pesquisa se debruça sobre os processos históricos que atravessam sua trajetória, observando sua atuação como mulher, artista, comunista e ícone popular. Frida Kahlo é lida aqui como expressão da hibridez cultural do México e da América Latina, uma imagem constantemente reapropriada, ora como bandeira de lutas emancipatórias, ora como produto do mercado global. O trabalho evidencia como a artista se tornou símbolo de disputas entre memória e consumo, tradição e modernidade, subjetividade e espetáculo.
Abstract: This thesis investigates the construction and reception of Frida Kahlo's image from a Latin American perspective, analyzing how her figure has been transformed into a cultural myth over time. Through an interdisciplinary approach, the study articulates concepts such as aura (Walter Benjamin), cultural hybridity and reception (Néstor García Canclini), symbolic capital, and the culture industry, situating Frida between political resistance and aesthetic commodification. The research examines the historical processes surrounding her trajectory, exploring her role as a woman, artist, communist, and popular icon. Frida Kahlo is interpreted as an expression of Mexico's and Latin America's cultural hybridity- an image continuously reappropriated, at times as a banner for emancipatory struggles, at others as a product of the global market. This work highlights how the artist became a symbol of tensions between memory and consumption, tradition and modernity, subjectivity and spectacle.
Palabras clave: Frida Kahlo
cultura híbrida
recepção
indústria cultural
América Latina
cultural hybridity
reception
culture industry
Latin America
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOARES, Lara Botelho. "Em que espelho ficou perdida minha face?": fabricação e recepção do mito Frida Kahlo na perspectiva Latino-Americana. 2025. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Federal de Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45783
Fecha de defensa: 9-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - História (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
EspelhoPerdidaFace.pdfTCC1.83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons