Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45749
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Embargado
Título: Os "pequenos" ganhos de cada dia: a psicologia histórico-cultural e a compensação do transtorno do espectro autista pela arte
Título (s) alternativo (s): The "small" gains of each day: historical-cultural psychology and the compensation of autism spectrum disorder through art
Autor: Almeida, Felipe Maraschine de
Primer orientador: Silva, Silvia Maria Cintra da
Primer miembro de la banca: Buiatti, Viviane Prado
Segundo miembro de la banca: Cardoso, Mônica Rodrigues
Resumen: Este trabalho de conclusão de curso, fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, foi elaborado com base no estágio profissionalizante desenvolvido no projeto “Autismo, Arte e Cultura” em Uberlândia-MG. O projeto é realizado na instituição Mundo Circo e oferece diversas oficinas artísticas para crianças e adolescentes de 3 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estágio visa promover uma intervenção da Psicologia Escolar e Educacional e Arte com as crianças, os adolescentes e seus familiares que frequentam o projeto. O objetivo deste trabalho é relatar e analisar a vivência de um estagiário, que se depara com os “pequenos” ganhos de cada dia e que se revelam como verdadeiras grandes conquistas para o aprendizado, o desenvolvimento humano e a compensação das deficiências. A Arte, como instrumento mediador, pode contribuir tanto para as intervenções da Psicologia, quanto para a formação dos(as) estudantes da graduação, por abrir inúmeros caminhos que possibilitam a comunicação das emoções e dos pensamentos, ou seja, das vivências propriamente humanas.
Abstract: This end-of-course paper, based on Historical-Cultural Psychology, was written during a professional internship at the “Autism, Art and Culture” project in Uberlândia-MG. The project takes place at the Mundo Circo institution and offers various artistic workshops for children and adolescents aged 3 to 14 with Autism Spectrum Disorder (ASD). The internship aims to promote an intervention of School and Educational Psychology and Art with the children, adolescents and their families who attend the project. The aim of this work is to report and analyze the experience of an intern, who is faced with the “small” gains of each day and which turn out to be truly great achievements for learning, human development and compensation for disabilities. Art, as a mediating tool, can contribute to both psychology interventions and the training of undergraduate students, as it opens up countless paths that make it possible to communicate emotions and thoughts, in other words, properly human experiences.
Palabras clave: Psicologia Histórico-Cultural
Cultural-Historical Psychology
Arte
TEA
Psicologia Escolar
Supervisão de estágio
Estágio profissionalizante
Art
ASD
School Psychology
Internship supervision
Professionalizing internship
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: ALMEIDA, Felipe Maraschine de. Os "pequenos" ganhos de cada dia: a Psicologia Histórico-Cultural e a compensação do Transtorno do Espectro Autista pela Arte. 2025 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45749
Fecha de defensa: 12-may-2025
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PequenosGanhosDias.pdf
  Hasta 2027-05-12
356.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.