Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45749Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Almeida, Felipe Maraschine de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-20T14:18:34Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-20T14:18:34Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-12 | - |
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, Felipe Maraschine de. Os "pequenos" ganhos de cada dia: a Psicologia Histórico-Cultural e a compensação do Transtorno do Espectro Autista pela Arte. 2025 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45749 | - |
| dc.description.abstract | This end-of-course paper, based on Historical-Cultural Psychology, was written during a professional internship at the “Autism, Art and Culture” project in Uberlândia-MG. The project takes place at the Mundo Circo institution and offers various artistic workshops for children and adolescents aged 3 to 14 with Autism Spectrum Disorder (ASD). The internship aims to promote an intervention of School and Educational Psychology and Art with the children, adolescents and their families who attend the project. The aim of this work is to report and analyze the experience of an intern, who is faced with the “small” gains of each day and which turn out to be truly great achievements for learning, human development and compensation for disabilities. Art, as a mediating tool, can contribute to both psychology interventions and the training of undergraduate students, as it opens up countless paths that make it possible to communicate emotions and thoughts, in other words, properly human experiences. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
| dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
| dc.subject | Cultural-Historical Psychology | pt_BR |
| dc.subject | Arte | pt_BR |
| dc.subject | TEA | pt_BR |
| dc.subject | Psicologia Escolar | pt_BR |
| dc.subject | Supervisão de estágio | pt_BR |
| dc.subject | Estágio profissionalizante | pt_BR |
| dc.subject | Art | pt_BR |
| dc.subject | ASD | pt_BR |
| dc.subject | School Psychology | pt_BR |
| dc.subject | Internship supervision | pt_BR |
| dc.subject | Professionalizing internship | pt_BR |
| dc.title | Os "pequenos" ganhos de cada dia: a psicologia histórico-cultural e a compensação do transtorno do espectro autista pela arte | pt_BR |
| dc.title.alternative | The "small" gains of each day: historical-cultural psychology and the compensation of autism spectrum disorder through art | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Silvia Maria Cintra da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4380499178712456 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Buiatti, Viviane Prado | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1434975072387499 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Cardoso, Mônica Rodrigues | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6621967291554577 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso, fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, foi elaborado com base no estágio profissionalizante desenvolvido no projeto “Autismo, Arte e Cultura” em Uberlândia-MG. O projeto é realizado na instituição Mundo Circo e oferece diversas oficinas artísticas para crianças e adolescentes de 3 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estágio visa promover uma intervenção da Psicologia Escolar e Educacional e Arte com as crianças, os adolescentes e seus familiares que frequentam o projeto. O objetivo deste trabalho é relatar e analisar a vivência de um estagiário, que se depara com os “pequenos” ganhos de cada dia e que se revelam como verdadeiras grandes conquistas para o aprendizado, o desenvolvimento humano e a compensação das deficiências. A Arte, como instrumento mediador, pode contribuir tanto para as intervenções da Psicologia, quanto para a formação dos(as) estudantes da graduação, por abrir inúmeros caminhos que possibilitam a comunicação das emoções e dos pensamentos, ou seja, das vivências propriamente humanas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 57 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
| dc.embargo.terms | resultado de pesquisa passível de ser publicado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PequenosGanhosDias.pdf Até 2027-05-12 | 356.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.