Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45749
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Felipe Maraschine de-
dc.date.accessioned2025-05-20T14:18:34Z-
dc.date.available2025-05-20T14:18:34Z-
dc.date.issued2025-05-12-
dc.identifier.citationALMEIDA, Felipe Maraschine de. Os "pequenos" ganhos de cada dia: a Psicologia Histórico-Cultural e a compensação do Transtorno do Espectro Autista pela Arte. 2025 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45749-
dc.description.abstractThis end-of-course paper, based on Historical-Cultural Psychology, was written during a professional internship at the “Autism, Art and Culture” project in Uberlândia-MG. The project takes place at the Mundo Circo institution and offers various artistic workshops for children and adolescents aged 3 to 14 with Autism Spectrum Disorder (ASD). The internship aims to promote an intervention of School and Educational Psychology and Art with the children, adolescents and their families who attend the project. The aim of this work is to report and analyze the experience of an intern, who is faced with the “small” gains of each day and which turn out to be truly great achievements for learning, human development and compensation for disabilities. Art, as a mediating tool, can contribute to both psychology interventions and the training of undergraduate students, as it opens up countless paths that make it possible to communicate emotions and thoughts, in other words, properly human experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectCultural-Historical Psychologypt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectPsicologia Escolarpt_BR
dc.subjectSupervisão de estágiopt_BR
dc.subjectEstágio profissionalizantept_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectASDpt_BR
dc.subjectSchool Psychologypt_BR
dc.subjectInternship supervisionpt_BR
dc.subjectProfessionalizing internshippt_BR
dc.titleOs "pequenos" ganhos de cada dia: a psicologia histórico-cultural e a compensação do transtorno do espectro autista pela artept_BR
dc.title.alternativeThe "small" gains of each day: historical-cultural psychology and the compensation of autism spectrum disorder through artpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380499178712456pt_BR
dc.contributor.referee1Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Mônica Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6621967291554577pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso, fundamentado na Psicologia Histórico-Cultural, foi elaborado com base no estágio profissionalizante desenvolvido no projeto “Autismo, Arte e Cultura” em Uberlândia-MG. O projeto é realizado na instituição Mundo Circo e oferece diversas oficinas artísticas para crianças e adolescentes de 3 a 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estágio visa promover uma intervenção da Psicologia Escolar e Educacional e Arte com as crianças, os adolescentes e seus familiares que frequentam o projeto. O objetivo deste trabalho é relatar e analisar a vivência de um estagiário, que se depara com os “pequenos” ganhos de cada dia e que se revelam como verdadeiras grandes conquistas para o aprendizado, o desenvolvimento humano e a compensação das deficiências. A Arte, como instrumento mediador, pode contribuir tanto para as intervenções da Psicologia, quanto para a formação dos(as) estudantes da graduação, por abrir inúmeros caminhos que possibilitam a comunicação das emoções e dos pensamentos, ou seja, das vivências propriamente humanas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration57pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsresultado de pesquisa passível de ser publicadopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PequenosGanhosDias.pdf
  Até 2027-05-12
356.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.