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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45704
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Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Constituição da consciência política na adolescência: construção por meio da trajetória escolar e das vivências em sociedade |
Author: | Gomes, Eduarda Ferreira Furtado |
First Advisor: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
First member of the Committee: | Reis, Carmen Lucia |
Second member of the Committee: | Cury, Daniel Gonçalves |
Summary: | Este ensaio visa discutir sobre como a Escola e a Psicologia podem ser mediadoras do desenvolvimento de uma identidade política-crítica e ativa em adolescentes do ensino médio. Para entender o atual perfil dos adolescentes dentro da esfera política, serão analisados momentos históricos de manifestações sociais brasileiras a partir de 2013, assim como a influência das redes sociais no atual perfil político desse grupo e as percepções desses jovens sobre as instituições políticas do Estado brasileiro. A escrita será amparada pelo referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural e haverá articulação com as vivências e experiências da autora como adolescente manifestante e monitora de Psicologia em uma escola de educação básica. Nesse sentido, serão desenvolvidas reflexões acerca da relação dialética entre sujeito e contexto, apropriação de fatores biopsicossociais e culturais, internalização dos signos e papel mediador dos professores, gestores e psicólogos escolares na formação da subjetividade no adolescer. O trabalho também apresentará a importância da coletividade e da identificação com políticas públicas e causas sociais que atravessam o contexto do adolescente. A conclusão indica a importância do sentimento de pertencimento em pautas sociais no adolescer para que o engajamento político seja construído, também refletindo sobre a riqueza de interações de subjetividades presentes no ambiente escolar capazes de formar um sujeito consciente de si. A mediação da Escola e da Psicologia ao propor espaços seguros para o contato com temáticas diversas e para a verbalização contribuem para a produção de um sujeito autoconsciente. |
Keywords: | psicologia histórico-cultural escola adolescência mediação engajamento político |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | GOMES, Eduarda Ferreira Furtado. Constituição da consciência política na adolescência: construções por meio da trajetória escolar e vivências em sociedade. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45704 |
Date of defense: | 13-May-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
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