Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45704
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGomes, Eduarda Ferreira Furtado-
dc.date.accessioned2025-05-18T16:07:21Z-
dc.date.available2025-05-18T16:07:21Z-
dc.date.issued2025-05-13-
dc.identifier.citationGOMES, Eduarda Ferreira Furtado. Constituição da consciência política na adolescência: construções por meio da trajetória escolar e vivências em sociedade. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45704-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectpsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectescolapt_BR
dc.subjectadolescênciapt_BR
dc.subjectmediaçãopt_BR
dc.subjectengajamento políticopt_BR
dc.titleConstituição da consciência política na adolescência: construção por meio da trajetória escolar e das vivências em sociedadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Carmen Lucia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6799515322774106pt_BR
dc.contributor.referee2Cury, Daniel Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605252184105436pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste ensaio visa discutir sobre como a Escola e a Psicologia podem ser mediadoras do desenvolvimento de uma identidade política-crítica e ativa em adolescentes do ensino médio. Para entender o atual perfil dos adolescentes dentro da esfera política, serão analisados momentos históricos de manifestações sociais brasileiras a partir de 2013, assim como a influência das redes sociais no atual perfil político desse grupo e as percepções desses jovens sobre as instituições políticas do Estado brasileiro. A escrita será amparada pelo referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural e haverá articulação com as vivências e experiências da autora como adolescente manifestante e monitora de Psicologia em uma escola de educação básica. Nesse sentido, serão desenvolvidas reflexões acerca da relação dialética entre sujeito e contexto, apropriação de fatores biopsicossociais e culturais, internalização dos signos e papel mediador dos professores, gestores e psicólogos escolares na formação da subjetividade no adolescer. O trabalho também apresentará a importância da coletividade e da identificação com políticas públicas e causas sociais que atravessam o contexto do adolescente. A conclusão indica a importância do sentimento de pertencimento em pautas sociais no adolescer para que o engajamento político seja construído, também refletindo sobre a riqueza de interações de subjetividades presentes no ambiente escolar capazes de formar um sujeito consciente de si. A mediação da Escola e da Psicologia ao propor espaços seguros para o contato com temáticas diversas e para a verbalização contribuem para a produção de um sujeito autoconsciente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode184314073-
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ConstrucaoConscienciaPolitica.pdfTCC384.91 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons