Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45704Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gomes, Eduarda Ferreira Furtado | - |
| dc.date.accessioned | 2025-05-18T16:07:21Z | - |
| dc.date.available | 2025-05-18T16:07:21Z | - |
| dc.date.issued | 2025-05-13 | - |
| dc.identifier.citation | GOMES, Eduarda Ferreira Furtado. Constituição da consciência política na adolescência: construções por meio da trajetória escolar e vivências em sociedade. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45704 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
| dc.subject | psicologia histórico-cultural | pt_BR |
| dc.subject | escola | pt_BR |
| dc.subject | adolescência | pt_BR |
| dc.subject | mediação | pt_BR |
| dc.subject | engajamento político | pt_BR |
| dc.title | Constituição da consciência política na adolescência: construção por meio da trajetória escolar e das vivências em sociedade | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5747815374339453 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Reis, Carmen Lucia | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6799515322774106 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Cury, Daniel Gonçalves | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2605252184105436 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este ensaio visa discutir sobre como a Escola e a Psicologia podem ser mediadoras do desenvolvimento de uma identidade política-crítica e ativa em adolescentes do ensino médio. Para entender o atual perfil dos adolescentes dentro da esfera política, serão analisados momentos históricos de manifestações sociais brasileiras a partir de 2013, assim como a influência das redes sociais no atual perfil político desse grupo e as percepções desses jovens sobre as instituições políticas do Estado brasileiro. A escrita será amparada pelo referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural e haverá articulação com as vivências e experiências da autora como adolescente manifestante e monitora de Psicologia em uma escola de educação básica. Nesse sentido, serão desenvolvidas reflexões acerca da relação dialética entre sujeito e contexto, apropriação de fatores biopsicossociais e culturais, internalização dos signos e papel mediador dos professores, gestores e psicólogos escolares na formação da subjetividade no adolescer. O trabalho também apresentará a importância da coletividade e da identificação com políticas públicas e causas sociais que atravessam o contexto do adolescente. A conclusão indica a importância do sentimento de pertencimento em pautas sociais no adolescer para que o engajamento político seja construído, também refletindo sobre a riqueza de interações de subjetividades presentes no ambiente escolar capazes de formar um sujeito consciente de si. A mediação da Escola e da Psicologia ao propor espaços seguros para o contato com temáticas diversas e para a verbalização contribuem para a produção de um sujeito autoconsciente. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 40 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 184314073 | - |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Psicologia | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ConstrucaoConscienciaPolitica.pdf | TCC | 384.91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons
