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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45704| ORCID: | http://orcid.org/0009-0009-4767-6802 |
| Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Título: | Constituição da consciência política na adolescência: construção por meio da trajetória escolar e das vivências em sociedade |
| Autor(es): | Gomes, Eduarda Ferreira Furtado |
| Primeiro orientador: | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos |
| Primeiro membro da banca: | Reis, Carmen Lucia |
| Segundo membro da banca: | Cury, Daniel Gonçalves |
| Resumo: | Este ensaio visa discutir sobre como a Escola e a Psicologia podem ser mediadoras do desenvolvimento de uma identidade política-crítica e ativa em adolescentes do ensino médio. Para entender o atual perfil dos adolescentes dentro da esfera política, serão analisados momentos históricos de manifestações sociais brasileiras a partir de 2013, assim como a influência das redes sociais no atual perfil político desse grupo e as percepções desses jovens sobre as instituições políticas do Estado brasileiro. A escrita será amparada pelo referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural e haverá articulação com as vivências e experiências da autora como adolescente manifestante e monitora de Psicologia em uma escola de educação básica. Nesse sentido, serão desenvolvidas reflexões acerca da relação dialética entre sujeito e contexto, apropriação de fatores biopsicossociais e culturais, internalização dos signos e papel mediador dos professores, gestores e psicólogos escolares na formação da subjetividade no adolescer. O trabalho também apresentará a importância da coletividade e da identificação com políticas públicas e causas sociais que atravessam o contexto do adolescente. A conclusão indica a importância do sentimento de pertencimento em pautas sociais no adolescer para que o engajamento político seja construído, também refletindo sobre a riqueza de interações de subjetividades presentes no ambiente escolar capazes de formar um sujeito consciente de si. A mediação da Escola e da Psicologia ao propor espaços seguros para o contato com temáticas diversas e para a verbalização contribuem para a produção de um sujeito autoconsciente. |
| Palavras-chave: | psicologia histórico-cultural escola adolescência mediação engajamento político |
| Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
| Referência: | GOMES, Eduarda Ferreira Furtado. Constituição da consciência política na adolescência: construções por meio da trajetória escolar e vivências em sociedade. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025 |
| URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45704 |
| Data de defesa: | 13-Mai-2025 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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