Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45703
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-1863-201X
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Proposta de aula de uma análise comparativa de quantitativos de pisos utilizando o jogo Minecraft
Autor(es): Andrade, Maykon Vinicius
Primeiro orientador: Souza, Bruno Andrade de
Primeiro membro da banca: Araujo, Lucio Borges de
Segundo membro da banca: Lima, Raildo Santos de
Resumo: Este trabalho visa desenvolver uma proposta de aula de matemática utilizando o jogo Minecraft para ensinar conceitos de geometria e cálculo de áreas de maneira prática e envolvente. A atividade envolve a análise comparativa de quantitativos de pisos em dois projetos residenciais criados virtualmente pelos alunos dentro do jogo. Divididos em grupos, os estudantes construirão as residências, calcularão as áreas das superfícies a serem revestidas com pisos e compararão os quantitativos necessários para cada projeto. O uso do Minecraft como ferramenta pedagógica tem como objetivo integrar tecnologias digitais ao ensino, facilitando a visualização de conceitos matemáticos abstratos e promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa. Espera-se que a atividade não apenas engaje os alunos, mas também desenvolva suas habilidades matemáticas, tecnológicas e de trabalho em equipe, relacionando o conteúdo da matemática com situações práticas e reais.
Palavras-chave: Minecraft
Quantitativo
Tecnologias Digitais.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ANDRADE, Maykon Vinícius. Proposta de aula de uma análise comparativa de quantitativos de pisos utilizando o jogo Minecraft. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45703
Data de defesa: 24-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaAulaAnálise.pdf4.12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons