Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45703
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-1863-201X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Proposta de aula de uma análise comparativa de quantitativos de pisos utilizando o jogo Minecraft
Author: Andrade, Maykon Vinicius
First Advisor: Souza, Bruno Andrade de
First member of the Committee: Araujo, Lucio Borges de
Second member of the Committee: Lima, Raildo Santos de
Summary: Este trabalho visa desenvolver uma proposta de aula de matemática utilizando o jogo Minecraft para ensinar conceitos de geometria e cálculo de áreas de maneira prática e envolvente. A atividade envolve a análise comparativa de quantitativos de pisos em dois projetos residenciais criados virtualmente pelos alunos dentro do jogo. Divididos em grupos, os estudantes construirão as residências, calcularão as áreas das superfícies a serem revestidas com pisos e compararão os quantitativos necessários para cada projeto. O uso do Minecraft como ferramenta pedagógica tem como objetivo integrar tecnologias digitais ao ensino, facilitando a visualização de conceitos matemáticos abstratos e promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa. Espera-se que a atividade não apenas engaje os alunos, mas também desenvolva suas habilidades matemáticas, tecnológicas e de trabalho em equipe, relacionando o conteúdo da matemática com situações práticas e reais.
Keywords: Minecraft
Quantitativo
Tecnologias Digitais.
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ANDRADE, Maykon Vinícius. Proposta de aula de uma análise comparativa de quantitativos de pisos utilizando o jogo Minecraft. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45703
Date of defense: 24-Apr-2025
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaAulaAnálise.pdf4.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons