Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45703
ORCID: | ![]() |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Proposta de aula de uma análise comparativa de quantitativos de pisos utilizando o jogo Minecraft |
Author: | Andrade, Maykon Vinicius |
First Advisor: | Souza, Bruno Andrade de |
First member of the Committee: | Araujo, Lucio Borges de |
Second member of the Committee: | Lima, Raildo Santos de |
Summary: | Este trabalho visa desenvolver uma proposta de aula de matemática utilizando o jogo Minecraft para ensinar conceitos de geometria e cálculo de áreas de maneira prática e envolvente. A atividade envolve a análise comparativa de quantitativos de pisos em dois projetos residenciais criados virtualmente pelos alunos dentro do jogo. Divididos em grupos, os estudantes construirão as residências, calcularão as áreas das superfícies a serem revestidas com pisos e compararão os quantitativos necessários para cada projeto. O uso do Minecraft como ferramenta pedagógica tem como objetivo integrar tecnologias digitais ao ensino, facilitando a visualização de conceitos matemáticos abstratos e promovendo uma aprendizagem ativa e colaborativa. Espera-se que a atividade não apenas engaje os alunos, mas também desenvolva suas habilidades matemáticas, tecnológicas e de trabalho em equipe, relacionando o conteúdo da matemática com situações práticas e reais. |
Keywords: | Minecraft Quantitativo Tecnologias Digitais. |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | ANDRADE, Maykon Vinícius. Proposta de aula de uma análise comparativa de quantitativos de pisos utilizando o jogo Minecraft. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia. 2025. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45703 |
Date of defense: | 24-Apr-2025 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PropostaAulaAnálise.pdf | 4.12 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License