Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45668
ORCID:  http://orcid.org/0009-0003-8162-165X
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Uma análise sobre o Levantamento Anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) a partir dos marcadores de raça e gênero - 2013 a 2023
Alternate title (s): An analysis of the Annual Survey of the National Socio-Educational Assistance System (SINASE) based on race and gender markers - 2013 to 2023
Author: Ordonhes, Rayssa Lemes
First Advisor: Junior, Moacir de Freitas
First member of the Committee: Costa, Luiz Paulo de Melo
Second member of the Committee: Oliveira, Alecilda Aparecida Alves
Summary: O presente trabalho possui como objetivo a análise sobre o perfil de adolescentes e jovens atendidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) entre os anos de 2013 a 2023, a partir de análise documental do Levantamento Anual produzido pelo respectivo Sistema, com enfoque nos indicadores de raça e gênero enquanto marcadores sociais da diferença. Através do subsídio também de pesquisa bibliográfica acerca da evolução das concepções de segurança pública,das principais normativas de proteção à infância e adolescência no Brasil e dos conceitos de raça e gênero a partir da configuração da identidade, é traçado um panorama sobre a situação dos mecanismos do SINASE enquanto potenciais mediadores da relação entre a doutrina de proteção integral e as medidas socioeducativas de responsabilização de adolescentes envolvidos em atos infracionais. Em seguida à apresentação e avaliação de indicadores referentes à série histórica compreendida pela década selecionada, o estudo propõe uma reflexão acerca dos avanços e fragilidades do emprego da perspectiva das políticas públicas baseadas em evidências no âmbito da coleta e sistematização de dados no sistema socioeducativo.
Abstract: This study aims to analyze the profile of adolescents and young people served by the National Socio-Educational Assistance System (SINASE) between 2013 and 2023, based on documentary analysis of the Annual Survey produced by the respective System, with a focus on indicators of race and gender as social markers of difference. Through the support of bibliographic research on the evolution of public security concepts, the main regulations for the protection of children and adolescents in Brazil, and the concepts of race and gender based on the configuration of identity, an overview is drawn of the situation of SINASE mechanisms as potential mediators of the relationship between the doctrine of full protection and socio-educational measures to hold adolescents involved in criminal acts accountable. Following the presentation and evaluation of indicators related to the historical series comprised of the selected decade, the study proposes a reflection on the advances and weaknesses of the use of the perspective of evidence-based public policies within the scope of data collection and systematization in the socio-educational system.
Keywords: Sociologia
segurança pública
medidas socioeducativas
raça
gênero
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ORDONHES, Rayssa Lemes. Uma análise sobre o Levantamento Anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) a partir dos marcadores de raça e gênero - 2013 a 2023. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45668
Date of defense: 22-Nov-2024
Appears in Collections:TCC - Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseLevantamentoAnual.pdfTCC2.53 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons