Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45668
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorOrdonhes, Rayssa Lemes-
dc.date.accessioned2025-05-16T15:26:20Z-
dc.date.available2025-05-16T15:26:20Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationORDONHES, Rayssa Lemes. Uma análise sobre o Levantamento Anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) a partir dos marcadores de raça e gênero - 2013 a 2023. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45668-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the profile of adolescents and young people served by the National Socio-Educational Assistance System (SINASE) between 2013 and 2023, based on documentary analysis of the Annual Survey produced by the respective System, with a focus on indicators of race and gender as social markers of difference. Through the support of bibliographic research on the evolution of public security concepts, the main regulations for the protection of children and adolescents in Brazil, and the concepts of race and gender based on the configuration of identity, an overview is drawn of the situation of SINASE mechanisms as potential mediators of the relationship between the doctrine of full protection and socio-educational measures to hold adolescents involved in criminal acts accountable. Following the presentation and evaluation of indicators related to the historical series comprised of the selected decade, the study proposes a reflection on the advances and weaknesses of the use of the perspective of evidence-based public policies within the scope of data collection and systematization in the socio-educational system.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectsegurança públicapt_BR
dc.subjectmedidas socioeducativaspt_BR
dc.subjectraçapt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.titleUma análise sobre o Levantamento Anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) a partir dos marcadores de raça e gênero - 2013 a 2023pt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the Annual Survey of the National Socio-Educational Assistance System (SINASE) based on race and gender markers - 2013 to 2023pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Junior, Moacir de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8928822261626675pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Luiz Paulo de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8572929091668204pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Alecilda Aparecida Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8492073902159841pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5751290803763574pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho possui como objetivo a análise sobre o perfil de adolescentes e jovens atendidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) entre os anos de 2013 a 2023, a partir de análise documental do Levantamento Anual produzido pelo respectivo Sistema, com enfoque nos indicadores de raça e gênero enquanto marcadores sociais da diferença. Através do subsídio também de pesquisa bibliográfica acerca da evolução das concepções de segurança pública,das principais normativas de proteção à infância e adolescência no Brasil e dos conceitos de raça e gênero a partir da configuração da identidade, é traçado um panorama sobre a situação dos mecanismos do SINASE enquanto potenciais mediadores da relação entre a doutrina de proteção integral e as medidas socioeducativas de responsabilização de adolescentes envolvidos em atos infracionais. Em seguida à apresentação e avaliação de indicadores referentes à série histórica compreendida pela década selecionada, o estudo propõe uma reflexão acerca dos avanços e fragilidades do emprego da perspectiva das políticas públicas baseadas em evidências no âmbito da coleta e sistematização de dados no sistema socioeducativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration36pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.orcid.putcode184234194-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseLevantamentoAnual.pdfTCC2.53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons