Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45597
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Correlação fenotípica entre características de eficiência alimentar e qualidade de carcaça em touros jovens Nelore
Autor(es): Carvalho, Leticia Santos
Primeiro orientador: Bernardes, Carina Ubirajara de Faria
Primeiro membro da banca: Maiorano, Amanda Marchi
Segundo membro da banca: Gomes, Mariana Mundim Alves
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi estimar correlações fenotípicas entre ganho em rendimento e acabamento de carcaça com características relacionadas a eficiência alimentar utilizando touros jovens da raça Nelore com o intuito de avaliar se a seleção por meio dos índices escolhidos poderá resultar em antagonismo às características de carcaça desejadas. Um dos fatores que motivam a pesquisa em questão é o custo da alimentação dentro da bovinocultura de corte, sendo apontado por alguns autores como um ponto de maior dispêndio dentro da produção, portanto o uso do melhoramento genético para selecionar animais eficientes que produzam a mesma quantidade utilizando menos alimento se torna indispensável. O experimento fez o uso de um banco de dados provenientes de provas de eficiência alimentar realizadas no período de 2018 a 2024 na fazenda Experimental Capim Branco, no munícipio de Uberlândia/MG. Foram utilizados 115 touros com idade média de 20,7 a 21,7 meses de mesmo grupo contemporâneo para cada prova realizada. As características relacionadas a eficiência alimentar utilizadas foram: consumo alimentar residual (CAR); conversão alimentar (CA) e ingestão de matéria seca (IMS). As características de carcaça foram: área de olho de lombo inicial (AOLI); acabamento de carcaça inicial (ACABI); área de olho de lombo final (AOLF); acabamento de carcaça final (ACABF); ganho em área de olho de lombo (GAOL) e ganho em acabamento de carcaça (GACAB). Para se encontrar as associações entre as características as correlações foram calculadas por meio do coeficiente de correlação de Pearson no Software Statistical Analysis System® (SAS, versão 9.4). Observou-se que o CAR não apresentou correlações significativas com as características de carcaça. Em relação à IMS, observou-se correlações fenotípicas positivas, baixas (0,30) a moderadas (0,51), respectivamente, com as características AOLF e ACABF. Verificou-se que os animais que apresentaram maior IMS foram, parcialmente, os que tiveram maior ganho para GAOL e GACAB. Resultados favoráveis, de baixa magnitude, foram observados entre CA com GAOL e GACAB, indicando que animais com menor CA podem acarretar algum aumento no ganho em rendimento e acabamento de carcaça. Conclui-se que animais com maior IMS e de melhor CA acarretam algum benefício para as características relacionadas ao GAOL e GACAB em touros jovens da raça Nelore.
Palavras-chave: Ingestão de matéria seca
Dry matter intake
bovinocultura de corte
beef cattle farming
eficiência
efficiency
carcaça
carcass
gordura subcutânea
subcutaneous fat
rendimento de carcaça
Carcass yield
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Leticia Santos. Correlação fenotípica entre características de eficiência alimentar e qualidade de carcaça em touros jovens Nelore. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) -Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45597
Data de defesa: 11-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CorrelaçãoFenotípicaCaracterísticas.pdfTCC266.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.