Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45498
ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-7439-0249
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O campo brasileiro retratado nos livros didáticos justifica as ações contemporâneas de vigilância do ensino? Análise de conteúdo em uma coleção didática a partir da BNCC
Título(s) alternativo(s): Does the Brazilian countryside as portrayed in textbooks justify contemporary surveillance actions in education? A content analysis of a textbook collection based on the BNCC
Autor(es): Oliveira, Isadora Rodrigues de
Primeiro orientador: Pereira, Mirlei Fachini Vicente
Primeiro membro da banca: Souza, Alex Cristiano
Segundo membro da banca: Silva, Laís Ribeiro
Resumo: Recentemente, um conjunto de polêmicas entorno dos conteúdos do ensino referentes ao campo brasileiro em materiais didáticos no país foram levantadas por organizações da sociedade civil, que alegam supostamente a presença de conteúdos ideológicos que distorcem a imagem e compreensão do chamado “agronegócio” no Brasil, bem como visam a necessidade de defesa de seus interesses e potencialmente a ingerência sobre a produção de tais conteúdos didáticos. O trabalho teve por objetivo avaliar como o conteúdo de ensino referente a temas como “campo” e “agricultura” são retratados em livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental (6º a 9º anos), visando reconhecer se tais preocupações se justificam. Para tanto, fora avaliada uma coleção didática aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD (composta por quatro livros), à luz das recomendações expressas na Base Nacional Curricular Comum – BNCC para o tratamento do tema. Para a coleção avaliada, conclui-se que tais preocupações oriundas da classe ligada aos interesses do agronegócio não se justificam, reconhecendo mesmo um conjunto de limitações e tratamento superficial do tema.
Abstract: Recently, a series of controversies surrounding educational content related to the Brazilian rural landscape in school textbooks has been raised by civil society organizations. These groups claim the alleged presence of ideological content that distorts the image and understanding of what is commonly referred to as 'agribusiness' in Brazil, as well as advocate for the defense of their interests and, potentially, influence over the production of such educational materials. This study aimed to assess how topics such as 'rural areas' and 'agriculture' are portrayed in middle school Geography textbooks (6th to 9th grades), in order to determine whether these concerns are justified. To this end, a textbook series approved by the National Textbook Program (PNLD), consisting of four volumes, was analyzed in light of the guidelines set out in the Common National Curriculum Base (BNCC) for the treatment of the subject. The analysis concluded that the concerns raised by groups aligned with agribusiness interests are unfounded, revealing instead a set of limitations and a superficial treatment of the topic in the evaluated collection.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Geography teaching
Geografia Agrária
Agrarian geography
Contradições
Contradictions
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: OLIVEIRA, Isadora Rodrigues de. O campo brasileiro retratado nos livros didáticos justifica as ações contemporâneas de vigilância do ensino? Análise de conteúdo em uma coleção didática a partir da BNCC. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45498
Data de defesa: 2-Mai-2025
Aparece nas coleções:TCC - Geografia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CampoBrasileiroRetratado.pdf981.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons