Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45404
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-8431-8062
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise das ferramentas e estratégias de marketing na odontologia: revisão de literatura
Autor(es): Carvalho, Andrezza Esteves de
Primeiro orientador: Menezes, Murilo de Sousa
Primeiro membro da banca: Bulgareli, Jaqueline Vilela
Segundo membro da banca: Paranhos, Luiz Renato
Resumo: O crescente número de cirurgiões-dentistas no Brasil tem tornado o mercado de trabalho odontológico cada vez mais competitivo. Nesse contexto, além do domínio técnico-científico, espera-se que o profissional desenvolva habilidades complementares, como comunicação eficaz, estratégias de marketing e divulgação dos serviços prestados, a fim de atrair e fidelizar novos pacientes. Paralelamente, os pacientes estão cada vez mais exigentes, buscando tratamentos que ofereçam máxima previsibilidade de resultados e que estejam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor. Contudo, a literatura ainda carece de orientações claras e didáticas sobre os limites entre a divulgação digital e a infração ética na odontologia, especialmente para profissionais recém-formados que buscam se inserir no mercado de trabalho. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura, elucidando as principais bases do marketing odontológico e fornecendo orientações de conduta profissional para o uso ético das mídias sociais no início da carreira. Para isso, foram consultadas as bases de dados PubMed e Scielo, utilizando as palavras-chave “marketing”, “odontologia”, “propaganda” e seus correspondentes em inglês. Os artigos selecionados não tiveram restrição quanto ao ano de publicação e estavam disponíveis na íntegra, em inglês e português. Além disso, foram analisadas normativas do Conselho Federal de Odontologia e capítulos de livros, com o intuito de ampliar o escopo desta revisão. Conclui-se que o cirurgiãodentista que domina as ferramentas das mídias digitais e segue rigorosamente os preceitos éticos pode se destacar no competitivo mercado odontológico.
Palavras-chave: código de ética
marketing
odontologia
propaganda
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CARVALHO, Andrezza Esteves de. Análise das ferramentas e estratégias de marketing na odontologia: revisão de literatura. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45404
Data de defesa: 28-Ago-2024
Aparece nas coleções:TCC - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseFerramentasEstratégias.pdf394.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons