Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45404
ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-8431-8062
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise das ferramentas e estratégias de marketing na odontologia: revisão de literatura
Author: Carvalho, Andrezza Esteves de
First Advisor: Menezes, Murilo de Sousa
First member of the Committee: Bulgareli, Jaqueline Vilela
Second member of the Committee: Paranhos, Luiz Renato
Summary: O crescente número de cirurgiões-dentistas no Brasil tem tornado o mercado de trabalho odontológico cada vez mais competitivo. Nesse contexto, além do domínio técnico-científico, espera-se que o profissional desenvolva habilidades complementares, como comunicação eficaz, estratégias de marketing e divulgação dos serviços prestados, a fim de atrair e fidelizar novos pacientes. Paralelamente, os pacientes estão cada vez mais exigentes, buscando tratamentos que ofereçam máxima previsibilidade de resultados e que estejam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor. Contudo, a literatura ainda carece de orientações claras e didáticas sobre os limites entre a divulgação digital e a infração ética na odontologia, especialmente para profissionais recém-formados que buscam se inserir no mercado de trabalho. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura, elucidando as principais bases do marketing odontológico e fornecendo orientações de conduta profissional para o uso ético das mídias sociais no início da carreira. Para isso, foram consultadas as bases de dados PubMed e Scielo, utilizando as palavras-chave “marketing”, “odontologia”, “propaganda” e seus correspondentes em inglês. Os artigos selecionados não tiveram restrição quanto ao ano de publicação e estavam disponíveis na íntegra, em inglês e português. Além disso, foram analisadas normativas do Conselho Federal de Odontologia e capítulos de livros, com o intuito de ampliar o escopo desta revisão. Conclui-se que o cirurgiãodentista que domina as ferramentas das mídias digitais e segue rigorosamente os preceitos éticos pode se destacar no competitivo mercado odontológico.
Keywords: código de ética
marketing
odontologia
propaganda
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARVALHO, Andrezza Esteves de. Análise das ferramentas e estratégias de marketing na odontologia: revisão de literatura. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45404
Date of defense: 28-Aug-2024
Appears in Collections:TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnáliseFerramentasEstratégias.pdf394.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons