Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45404
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCarvalho, Andrezza Esteves de-
dc.date.accessioned2025-05-07T13:38:29Z-
dc.date.available2025-05-07T13:38:29Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationCARVALHO, Andrezza Esteves de. Análise das ferramentas e estratégias de marketing na odontologia: revisão de literatura. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45404-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectcódigo de éticapt_BR
dc.subjectmarketingpt_BR
dc.subjectodontologiapt_BR
dc.subjectpropagandapt_BR
dc.titleAnálise das ferramentas e estratégias de marketing na odontologia: revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Murilo de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6878077505572368pt_BR
dc.contributor.referee1Bulgareli, Jaqueline Vilela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4694996247762867pt_BR
dc.contributor.referee2Paranhos, Luiz Renato-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8091325418384084pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO crescente número de cirurgiões-dentistas no Brasil tem tornado o mercado de trabalho odontológico cada vez mais competitivo. Nesse contexto, além do domínio técnico-científico, espera-se que o profissional desenvolva habilidades complementares, como comunicação eficaz, estratégias de marketing e divulgação dos serviços prestados, a fim de atrair e fidelizar novos pacientes. Paralelamente, os pacientes estão cada vez mais exigentes, buscando tratamentos que ofereçam máxima previsibilidade de resultados e que estejam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor. Contudo, a literatura ainda carece de orientações claras e didáticas sobre os limites entre a divulgação digital e a infração ética na odontologia, especialmente para profissionais recém-formados que buscam se inserir no mercado de trabalho. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura, elucidando as principais bases do marketing odontológico e fornecendo orientações de conduta profissional para o uso ético das mídias sociais no início da carreira. Para isso, foram consultadas as bases de dados PubMed e Scielo, utilizando as palavras-chave “marketing”, “odontologia”, “propaganda” e seus correspondentes em inglês. Os artigos selecionados não tiveram restrição quanto ao ano de publicação e estavam disponíveis na íntegra, em inglês e português. Além disso, foram analisadas normativas do Conselho Federal de Odontologia e capítulos de livros, com o intuito de ampliar o escopo desta revisão. Conclui-se que o cirurgiãodentista que domina as ferramentas das mídias digitais e segue rigorosamente os preceitos éticos pode se destacar no competitivo mercado odontológico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseOdontologiapt_BR
dc.sizeorduration19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode183658385-
Aparece en las colecciones:TCC - Odontologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseFerramentasEstratégias.pdf394.68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons