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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A construção do processo de aprendizagem e saberes na prática: um relato de experiência no setor de clínica médica
Título(s) alternativo(s): The construction of the learning process and knowledge in practice: an experience report in the medical clinic sector
Autor(es): Arantes, Gabrielle Naves
Primeiro orientador: Araújo, Suely Amorim de
Primeiro membro da banca: Holanda, Ricardo Gonçalves de
Segundo membro da banca: Silva, Patrícia Costa dos Santos da
Resumo: A enfermagem moderna combina ciência e arte no cuidado ao ser humano, exigindo habilidades técnicas, científicas e humanísticas para oferecer uma assistência de qualidade. Este relato de experiência narra a vivência de uma estudante de enfermagem em um hospital de alta complexidade no Triângulo Mineiro, evidenciando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na formação acadêmica. O estudo aborda a assistência direta ao paciente, a regulação de leitos e a gestão administrativa, destacando como esses aspectos se interligam no ambiente hospitalar. Além disso, ressalta a relevância da integração entre teoria e prática para a qualificação profissional, apontando desafios enfrentados e oportunidades de aprendizado. A experiência descrita reforça a importância do aperfeiçoamento contínuo na enfermagem, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente, essencial para a evolução da profissão e a melhoria dos serviços de saúde.
Abstract: Modern nursing combines science and art in human care, requiring technical, scientific, and humanistic skills to provide quality assistance. This experience report narrates the journey of a nursing student in a high-complexity hospital in the Triângulo Mineiro region, highlighting the practical application of knowledge acquired during academic training. The study addresses direct patient care, bed regulation, and administrative management, emphasizing how these aspects are interconnected in the hospital environment. Additionally, it underscores the relevance of integrating theory and practice for professional qualification, pointing out challenges faced and learning opportunities. The described experience reinforces the importance of continuous improvement in nursing, ensuring more humanized and efficient care, which is essential for the profession's evolution and the improvement of healthcare services.
Palavras-chave: enfermagem
prática integral de cuidados de saúde
aprendizagem
hospitais de ensino
nursing
comprehensive health care practice
learning
teaching hospital
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ARANTES, Gabrielle Naves. A construção do processo de aprendizagem e saberes na prática: um relato de experiência no setor de clínica médica. 2025. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45382
Data de defesa: 11-Abr-2025
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