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ORCID:  http://orcid.org/0009-0000-2885-0910
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Gestão eficiente dos gastos públicos em educação: perspectivas da escolha pública
Título (s) alternativo (s): Efficient management of public expenditure in education: perspectives of public choice
Autor: Souza, Sabrina Silva de
Primer orientador: Moreira Carvalho Andrade, Maria Elisabeth
Primer miembro de la banca: Demarco, Diogo Joel
Segundo miembro de la banca: Tavares, Marcelo
Resumen: RESUMO Este estudo teve como objetivo analisar a eficiência do gasto público em educação nos 40 municípios selecionados, utilizando a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) em conjunto com o modelo estatístico Variance Inflation Factor (VIF). Além de calcular os índices de eficiência, a pesquisa buscou verificar a relação entre o uso dos recursos educacionais e a qualidade do ensino, considerando o período de 2014 a 2023. A aplicação da DEA permitiu uma avaliação abrangente da gestão dos recursos públicos, contribuindo para uma administração mais eficiente e voltada à melhoria dos resultados educacionais. Posteriormente, a Regressão Linear foi utilizada para analisar os impactos de variáveis como qualidade do corpo docente, taxas de aprovação e abandono escolar sobre a gestão dos investimentos educacionais. Os resultados indicaram que a presença de professores com ensino superior está positivamente correlacionada com melhores indicadores educacionais, incluindo menores índices de distorção idade-série e maiores taxas de aprovação. No entanto, a taxa de abandono nos anos iniciais e finais, bem como o Indicador de Regularidade Docente, apresentaram influência negativa ou abaixo do esperado, sugerindo desafios na retenção escolar e na continuidade da formação docente. Além dos fatores internos, a pesquisa também identificou a influência de variáveis externas, como condições socioeconômicas, políticas locais e aspectos culturais, na eficiência do gasto educacional. Os achados destacam a importância de investimentos em infraestrutura escolar e políticas de promoção social para aprimorar a qualidade do ensino nos municípios mineiros. Diante disso, recomenda-se que estudos futuros ampliem o modelo empregado, incorporando variáveis adicionais para capturar com maior precisão as complexidades da gestão educacional e fornecer subsídios mais robustos para a formulação de políticas públicas. Esta pesquisa apresenta uma contribuição prática relevante tanto para o meio acadêmico quanto para os gestores públicos, auxiliando na tomada de decisões voltadas à melhoria da eficiência educacional. Palavras-chave: Eficiência. Gasto Público. Educação.
Abstract: ABSTRACT This study aimed to analyze the efficiency of public spending on education in the 40 selected municipalities, using Data Envelopment Analysis (DEA) in conjunction with the Variance Inflation Factor (VIF) statistical model. In addition to calculating efficiency indices, the research sought to verify the relationship between the use of educational resources and the quality of education, considering the period from 2014 to 2023. The application of DEA allowed for a comprehensive assessment of public resource management, contributing to a more efficient administration focused on improving educational outcomes. Subsequently, Linear Regression was used to analyze the impacts of variables such as the quality of the teaching staff, approval and dropout rates on the management of educational investments. The results indicated that the presence of teachers with higher education is positively correlated with better educational indicators, including lower age-grade distortion rates and higher approval rates. However, dropout rates in both early and final years, as well as the Teacher Regularity Indicator, showed a negative or below-expected influence, suggesting challenges in student retention and teacher training continuity. Beyond internal factors, the research also identified the influence of external variables, such as socioeconomic conditions, local policies, and cultural aspects, on the efficiency of educational spending. The findings highlight the importance of investments in school infrastructure and social promotion policies to enhance the quality of education in municipalities in Minas Gerais. Given this, it is recommended that future studies expand the model employed by incorporating additional variables to more accurately capture the complexities of educational management and provide more robust support for public policy formulation. This research presents a relevant practical contribution to both academia and public managers, assisting in decision-making aimed at improving educational efficiency. Keywords: Efficiency. Public Spending. Education.
Palabras clave: Eficiência
Gasto Público
Educação
Efficiency
Public Spending
Education
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Tema: Contabilidade
Despesa pública - Política governamental
Política e gestão da educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
Cita: SOUZA, Sabrina Silva de. Gestão eficiente dos gastos públicos em educação: perspectivas da escolha pública. 2025. 51 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5088
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5088
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45334
Fecha de defensa: 24-abr-2025
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

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