Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Sabrina Silva de-
dc.date.accessioned2025-04-30T12:37:24Z-
dc.date.available2025-04-30T12:37:24Z-
dc.date.issued2025-04-24-
dc.identifier.citationSOUZA, Sabrina Silva de. Gestão eficiente dos gastos públicos em educação: perspectivas da escolha pública. 2025. 51 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia,2025. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5088pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/45334-
dc.description.abstractABSTRACT This study aimed to analyze the efficiency of public spending on education in the 40 selected municipalities, using Data Envelopment Analysis (DEA) in conjunction with the Variance Inflation Factor (VIF) statistical model. In addition to calculating efficiency indices, the research sought to verify the relationship between the use of educational resources and the quality of education, considering the period from 2014 to 2023. The application of DEA allowed for a comprehensive assessment of public resource management, contributing to a more efficient administration focused on improving educational outcomes. Subsequently, Linear Regression was used to analyze the impacts of variables such as the quality of the teaching staff, approval and dropout rates on the management of educational investments. The results indicated that the presence of teachers with higher education is positively correlated with better educational indicators, including lower age-grade distortion rates and higher approval rates. However, dropout rates in both early and final years, as well as the Teacher Regularity Indicator, showed a negative or below-expected influence, suggesting challenges in student retention and teacher training continuity. Beyond internal factors, the research also identified the influence of external variables, such as socioeconomic conditions, local policies, and cultural aspects, on the efficiency of educational spending. The findings highlight the importance of investments in school infrastructure and social promotion policies to enhance the quality of education in municipalities in Minas Gerais. Given this, it is recommended that future studies expand the model employed by incorporating additional variables to more accurately capture the complexities of educational management and provide more robust support for public policy formulation. This research presents a relevant practical contribution to both academia and public managers, assisting in decision-making aimed at improving educational efficiency. Keywords: Efficiency. Public Spending. Education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectGasto Públicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEfficiencypt_BR
dc.subjectPublic Spendingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleGestão eficiente dos gastos públicos em educação: perspectivas da escolha públicapt_BR
dc.title.alternativeEfficient management of public expenditure in education: perspectives of public choicept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira Carvalho Andrade, Maria Elisabeth-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0096454436809091pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4142478901587907pt_BR
dc.contributor.referee1Demarco, Diogo Joel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6920692489300343pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Marcelo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4142478901587907pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5267910155250718pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoRESUMO Este estudo teve como objetivo analisar a eficiência do gasto público em educação nos 40 municípios selecionados, utilizando a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA) em conjunto com o modelo estatístico Variance Inflation Factor (VIF). Além de calcular os índices de eficiência, a pesquisa buscou verificar a relação entre o uso dos recursos educacionais e a qualidade do ensino, considerando o período de 2014 a 2023. A aplicação da DEA permitiu uma avaliação abrangente da gestão dos recursos públicos, contribuindo para uma administração mais eficiente e voltada à melhoria dos resultados educacionais. Posteriormente, a Regressão Linear foi utilizada para analisar os impactos de variáveis como qualidade do corpo docente, taxas de aprovação e abandono escolar sobre a gestão dos investimentos educacionais. Os resultados indicaram que a presença de professores com ensino superior está positivamente correlacionada com melhores indicadores educacionais, incluindo menores índices de distorção idade-série e maiores taxas de aprovação. No entanto, a taxa de abandono nos anos iniciais e finais, bem como o Indicador de Regularidade Docente, apresentaram influência negativa ou abaixo do esperado, sugerindo desafios na retenção escolar e na continuidade da formação docente. Além dos fatores internos, a pesquisa também identificou a influência de variáveis externas, como condições socioeconômicas, políticas locais e aspectos culturais, na eficiência do gasto educacional. Os achados destacam a importância de investimentos em infraestrutura escolar e políticas de promoção social para aprimorar a qualidade do ensino nos municípios mineiros. Diante disso, recomenda-se que estudos futuros ampliem o modelo empregado, incorporando variáveis adicionais para capturar com maior precisão as complexidades da gestão educacional e fornecer subsídios mais robustos para a formulação de políticas públicas. Esta pesquisa apresenta uma contribuição prática relevante tanto para o meio acadêmico quanto para os gestores públicos, auxiliando na tomada de decisões voltadas à melhoria da eficiência educacional. Palavras-chave: Eficiência. Gasto Público. Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration51 páginaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2025.5088pt_BR
dc.orcid.putcode183242008-
dc.crossref.doibatchid5cf9fd5e-6fba-4261-807f-659093c97701-
dc.subject.autorizadoContabilidadept_BR
dc.subject.autorizadoDespesa pública - Política governamentalpt_BR
dc.subject.autorizadoPolítica e gestão da educaçãopt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GestãoEficienteGasto.pdfDissertação1.84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.